0
 

A 3ª edição da Amazon Week, que começou hoje, 2 de junho de 2025, marca uma mobilização internacional voltada para a valorização da maior floresta tropical do planeta como peça-chave no equilíbrio climático global, na proteção da biodiversidade e na construção de modelos de desenvolvimento sustentáveis e equitativos.

Com uma série de eventos programados em Berlim, Bruxelas e Paris, a Amazon Week 2025 busca ampliar o diálogo entre governos, sociedade civil, setor privado e academia e também garantir que as vozes e necessidades dos povos amazônicos estejam no centro das decisões climáticas globais.

A Semana foi pensada como um marco preparatório para a realização da COP30 em Belém, quando pela primeira vez líderes mundiais se reunirão em uma capital da Amazônia para debater soluções climáticas de alcance global e quer construir pontes entre a floresta e os centros globais de decisão política e financeira.

A estrutura do evento está ancorada em dois pilares estratégicos. O primeiro é o financiamento climático e para biodiversidade, reconhecendo que nenhuma transição ecológica é viável sem uma arquitetura financeira robusta, o primeiro eixo da programação será dedicado à discussão sobre como mobilizar e alocar recursos efetivos para a região amazônica. As mesas e painéis debaterão mecanismos inovadores de financiamento climático, fluxos financeiros compatíveis com o Acordo de Paris e soluções para ampliar a escala dos investimentos em conservação da biodiversidade, restauração de ecossistemas e desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.

Este eixo também abordará os desafios de acesso a financiamento pelas comunidades locais e a importância de incluir as populações tradicionais e indígenas na gestão dos recursos e nos processos decisórios.

Já o segundo pilar é o da bioeconomia e desenvolvimento sustentável, destacando a bioeconomia como caminho viável e necessário para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Inspirado pelos Princípios de Alto Nível sobre Bioeconomia do G20, adotados durante a presidência brasileira do grupo em 2024, e alinhado ao acordo comercial Mercosul-União Europeia, o evento vai discutir formas de escalar iniciativas de base comunitária, garantir acesso a mercados internacionais e fomentar tecnologias limpas.

A programação inclui debates sobre energia renovável, turismo sustentável, restauração ecológica, tecnologias de base biológica, inovação e empreendedorismo de impacto. O objetivo é fomentar a bioeconomia amazônica como uma alternativa econômica sólida, inclusiva e regenerativa, capaz de gerar renda sem destruir a floresta.

Além dos painéis técnicos e políticos, a Amazon Week 2025 também celebrará o patrimônio cultural da Amazônia, com apresentações artísticas, exposições, mostras gastronômicas e momentos de intercâmbio com artistas, intelectuais e líderes comunitários.

As atividades foram desenhadas para estimular conexões concretas entre governos, filantropia, empresas, universidades e organizações da sociedade civil, em busca de soluções colaborativas para os desafios da região.

Como nas edições anteriores, os organizadores destacam que a Amazon Week é construída de forma colaborativa e inclusiva, convidando parceiros institucionais, ONGs, empreendedores e pesquisadores a contribuírem com eventos paralelos, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais.

O evento é promovido pelo Governo do Brasil, através do Ministério das Relações Exteriores e das Embaixadas do Brasil na União Europeia, Bruxelas e Paris, e pela Apex Brasil. Acesse a programação completa, em Berlim, Bruxelas e Paris, no site oficial.

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

Nenhuma bebida alcoólica é inofensiva

Anterior

Novo Wi-Fi da UFPA leva conectividade de ponta a 39 unidades acadêmicas

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários