O delegado de polícia de Oriximiná, Edmílson Faro, prendeu o vigia Ailton Ferreira da Silva a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Andrade Sarubi (PSDB) e do vereador Márcio Canto (PTB) e, na presença de ambos e do…

Primeira do Brasil totalmente focada na educação para o trânsito, a biblioteca do Detran-PA foi criada em 1998 e começou direcionada ao público interno, funcionando no antigo prédio do órgão, ao lado da Ceasa. Em 1º de novembro de 1999,…

A Prefeitura de Belém vai revitalizar dezesseis imóveis do município que estão há anos em situação de abandono. Além do resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, a intenção é reduzir gastos com aluguéis de prédios que abrigam órgãos municipais.…

A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

PEIXE COZIDO AO MOLHO DE CAMARÃO

Ingredientes
1 quilo de pirarucu fresco, ou pescada amarela, ou surubim. ½ quilo de camarão rosa sem casca. 1 cebola picada. ¼ de pimentão picado.
1 tomate grande picado.
1/2 copo de azeite de oliva extra-virgem.
1/2 copo de massa de tomate.
1/2 copo de leite de coco.
2 limõe.s
5 dentes de alho picado.
Pimenta do reino.
3 Pimentas verdes picadas.
Cheiro verde.
Chicória. 3 envelopes do tempero especial de peixe Hondashi. 1 cálice de vinho branco seco. 
Modo de Preparar:
O peixe deve ser temperado umas 4 horas antes de cozinhar. Primeiro corta-se em pedaços espessos tipo cubo. Em seguida, utilizando uma bandeja, colocar o peixe cortado, de molho, durante 3 minutos, numa mistura de água com o suco de 1 limão. Depois de lavar novamente o peixe apenas com água, pulverizá-lo com 2 envelopes de Hondashi, sal e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Deixar o peixe repousando na parte de baixo da geladeira por 4 horas. Essa operação é importante porque o sal e o Hondashi vão destacar o sabor do peixe. Em seguida, faz-se a mesma operação com o camarão, lavando com água de limão e temperando com 1 envelope de Hondashi, sem necessidade de sal. Corta-se miúdo a cebola, o tomate, o pimentão, os 5 dentes de alho(deixar o alho separado), o cheiro verde, a chicória e a pimenta verde, deixando também separadas nos copos as porções de azeite, massa de tomate e leite de coco. O meio copo de massa de tomate completa-se com água até encher e mistura-se bem. Com uma boa panela esquenta-se primeiro o 1/2 copo de azeite. Depois de bem quente mistura-se os 5 dentes de alho. Quando o alho começar a dourar, derrama-se o camarão. Quando o camarão começa a dourar no alho, joga-se os outros temperos e deixa-se fritar por 3 minutos. Depois acrescenta-se o copo de massa de tomate e a porção de leite de coco. Deixa-se a mistura ferver por mais 3 minutos e aí acrescenta-se o peixe, tendo o cuidado de misturá-lo ao molho com o camarão com uma colher de pau. Nesse momento, coloca-se também o cálice de vinho branco. Não é necessário acrescentar água, pois a água contida no próprio peixe e nos outros ingredientes ajuda a compor o saboroso molho. Logo o peixe estará no ponto e não há mais necessidade de acrescentar sal, mas esse detalhe fica a gosto de cada um. O prato deve ser servido com arroz branco e, de preferência, acompanhado de um bom vinho chileno.
(Ademar Ayres do Amaral)

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

0 resposta em “PEIXE COZIDO AO MOLHO DE CAMARÃO”