Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Ioepa em parceria com a Academia Paraense de Jornalismo

Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da Imprensa Oficial do Estado do Pará na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, até este domingo, 5, de 9h às 21h.

A Ioepa está lançando trinta livros, entre os quais os onze vencedores do Edital de Literatura Prêmio Dalcídio Jurandir, e oferecendo oficinas de origami e quadrinhos, contação de histórias, teatro de bonecos de miriti com o grupo Folhas de Papel, espaço para desenhos livres e pintura de rosto para crianças. O estande abriga também as ações do projeto Portal do Conhecimento, a Editora Dalcídio Jurandir, a Loja da Ioepa e um local para lançamentos de livros, milagrosamente nos exíguos 20 m2.

Em parceria com a Academia Paraense de Jornalismo, o estande da Ioepa expõe e vende os livros do saudoso escritor, jornalista, folclorista, professor, cientista social, economista, pesquisador e contador de histórias Walcyr Monteiro, que em 29 de maio de 2019 foi se juntar à Matinta-Perera, à Mãe D’Água, ao Jurupari, ao Curupira, ao Mapinguari, ao Lobisomem, à Mulher do Táxi, à Porca do Reduto e às demais Visagens e Assombrações, personagens da encantaria de suas obras que povoam o imaginário popular amazônida. Walcyr era membro da Academia Paraense de Jornalismo e deixou muita saudade em sua legião de leitores e admiradores. Era um ícone da Feira do Livro. Em sua memória, a biblioteca da APJ leva seu nome. Átila Monteiro tomou para si a missão de manter para as futuras gerações as histórias fantásticas criadas por seu pai e, ao lado do seu filho, Pedro Guilherme Almeida Monteiro, esteve no estande da Ioepa conversando com os fãs de Walcyr. Aproveitem e se inscrevam no canal Viver Agora – Lendas da Amazônia, no YouTube, para assistir a episódios dessa saga maravilhosa. Sigam as páginas Lendas da Amazônia no Facebook e Instagram. Walcyr Monteiro, presente!

A Academia Paraense de Jornalismo agradece a Moisés Alves, coordenador do estande e editor da editora Dalcídio Jurandir, e ao presidente da Ioepa, Jorge Panzera, pelo acolhimento.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *