A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Super cupu em Abaeté

“Ao notar a queda de um enorme cupuaçu no quintal de sua casa, em Abaetetuba (PA), o técnico agrícola da Emater-PA Flávio Ikeda pesou-o numa balança, constatando quatro quilos. No dia seguinte, quis fotografá-lo, quando a sua esposa já o havia depositado no freezer. “Peguei o cupuaçu descascado, sem caroço, e vi que pesou 2 kg 800. Depois de trabalhar seis anos em Rondônia, Ikeda retornou em 1986 para Abaetetuba, levando a técnica de enxertia que aprendera com o então coordenador regional da Secretaria Estadual de Agricultura Flávio Vianna. O cupuaçu sem caroço é uma variação genética espontânea, e pelo fato de não ter sementes somente se pode conseguir mudas por meio de enxertia. Ele me arranjou as ponteiras com o Sr. Antônio Paes. Três mudas pegaram. Doou-as ao seu pai, sem imaginar que um dia herdaria dele a propriedade com 30 anos em Abaetetuba. Lá estão três cupuaçuzeiros sem caroço em franca produção, um dos quais lhe surpreendeu pelos frutos grandes. “Desse tamanho tenho a impressão que foi o maior, por isso resolvi registrar”, ele comentou.”
(Do jornalista Montezuma Cruz, no site Gente de Opinião .)

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *