Hoje, dia 23 de julho de 2021 às 19h, o Instituto Histórico e Geográfico do Pará realizada a nona “Live em Memória” da programação alusiva aos 121 anos do Silogeu, desta vez em homenagem ao centenário de nascimento do Almirante…

A igreja de São Francisco de Assis em Belém do Pará, carinhosamente chamada pelos fiéis de "Capuchinhos", completará cem anos de sua inauguração em 02 de outubro de 2022. A abertura oficial das festividades será com um concerto na igreja…

O trânsito continua matando mais do que muitas guerras. A administradora Gina Barbosa Calzavara, coordenadora dos bosquinhos da Universidade Federal do Pará, fez uma emocionante homenagem à memória do jovem Jean Serique Lameira, esportista do ciclismo e que também usava…

O Laboratório de Engenharia Biológica do Parque de Ciência e Tecnologia - PCT Guamá está estudando o sequenciamento genético do açaí, de modo a assegurar a rastreabilidade de ponta a ponta na cadeia produtiva e padrões de qualidade para os…

Ponto Cidadão vai ajudar na Segurança


A Segup começou a instalação do equipamento multimídia denominado “Ponto Cidadão”. Dois já estão funcionando: na Av. Almirante Tamandaré com Padre Eutíquio, no bairro da Campina, e na Praça do Operário, no bairro de São de Braz, em Belém. Mais dois serão instalados, na praça da Bíblia, na Cidade Nova II, bairro do Coqueiro, e na Vila de Americano.
As áreas foram escolhidas estrategicamente, por estudos da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, em conjunto com o Comando de Policiamento da Capital da Polícia Militar.
O “Ponto Cidadão” tem sensor de presença, alto-falantes de alta potência, tela touch screen e 6 câmeras de alta resolução, com ângulo de 360º, que permitem que os técnicos do Centro Integrado de Operações monitorem as áreas e se comuniquem com a população, quando necessário e em situações específicas, como nos casos de assaltos, brigas, tumultos e acidentes. 

A engenhoca funciona assim: quando o cidadão se aproxima, o sensor de presença direciona as câmeras para ele. Há um botão que, ao ser acionado, abre a comunicação com o Ciop sobre ocorrências policiais ou para fornecer ou solicitar uma informação.
Na tela touch screen o usuário também tem acesso à Delegacia Virtual da Polícia Civil e pode registrar BO de 
pequenos furtos, perda de documentos e de celular, além de agendar emissão de documentos. Serviços do Detran-PA também ficarão disponíveis, como a verificação da situação de veículos e infrações de trânsito. 

O equipamento é produzido com material balístico e à prova de incêndio. Futuramente, devem ser incluídos outros serviços públicos, a fim de melhorar o atendimento à população. A ideia é boa e todos devem aproveitar e zelar para que não estrague. Verifiquem nas fotos a localização exata.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *