O catamarã Bom Jesus IV, que faz o trecho Belém-Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, naufragou hoje por volta de 17h, em frente a Vila do Conde. O casco rachou, entrou água na embarcação, que adernou e começou logo…

O empresário e político Carlito Begot, ex-vice-prefeito de Ananindeua(PA), protagonizou cena chocante no condomínio Lago Azul, reduto de endinheirados, na noite do domingo passado, 23, em um píer destinado à pesca “pesque-e-solte”. Um grupo fisgou um pirarucu com cerca de…

A alteração da turbidez do rio Tapajós resulta de, ao menos, duas fontes sedimentares distintas: o rio Amazonas e a atividade garimpeira no médio e alto Tapajós, além de usos da terra que causam desmatamento e exposição do solo. Apenas…

A promotora de justiça Ângela Maria Balieiro Queiroz, pelo Ministério Público do Estado, e o procurador Patrick Bezerra, do Ministério Público de Contas do Pará, acompanharão a contratação da obra de reconstrução da ponte Enéas Pinheiro, que interliga os distritos…

PIRARUCU COM MANGA E FEIJÃO

Ingredientes: 

– 250 gr de pirarucu seco;
– 50 gr de farinha de trigo;
– 2 colheres (sopa) de alho picado;
– 100 ml de azeite de oliva; 
– quanto baste de cebolinha verde;
– quanto baste de salsinha;
– quanto baste de alface americana;

Molho: 

– 4 unidades de tomate médio;
– 4 unidades de cebola média;
– 3 dentes de alho;
– 2 unidades de pimenta verde;
– 2 unidades de pimentão verde;
– quanto baste de alfavaca;
– quanto baste de cebolinha verde;
– quanto baste de salsinha;
– 200 ml de azeite de oliva; 
– 150 ml de vinagre branco;
– 150 ml de vinho branco; e
– quanto baste de sal.
– quanto baste de chicória do norte

Acompanhamento

– 1 kg de feijão manteiguinha 
– 100 gr de bacon 
– quanto baste de molho vinagrete
– quanto baste de sal


Por exemplo o bacalhau salgado coloca de molho em água de um dia para o outro, mas o pirarucu já troca a água de vez em quando a retirada do excesso de sal. 
Aferventar o pirarucu e retirar toda a pele. 
Seque bem e passe levemente na farinha de trigo e frite em frigideira bem quente com um pouco de azeite, vire de vez em quando até ficar dourado e crocante. 
Corte duas fatias da manga , uma deixe com a casca e cortar internamente em quadrados, a outra metade descasque e corte em cubos. Em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite asse a manga (afatia inteira e os quadrados) até dourar, acrescente o alho, corrigi o sal. 
Em um prato com folhas de alface coloque em uma das laterais o pirarucu, e por cima um pouco de molho a vinagrete, no lado oposto arrume a fatia de manga assada, dispor a salada de feijão entre a fatia de manga e o pirarucu, coloque os cubos de manga assada no lado restante. 
Decore o prato com as rodelas de limão, salsa e cebolinha. 

Molho 

Corte em quadrados bem miúdos os tomates, as cebolas, os pimentões e os dentes de alho e a cebola. 
Pique bem com a ponta da faca os temperos verdes e a pimenta verde. 
Em uma saladeira junte o azeite, o vinagre de vinho branco, o vinho branco, sal e misture. Corrigi a acidez com um pouco de água. Bate bem com um garfo até ficar homogêneo os ingredientes. Acrescente todos os ingredientes já cortados mais a pimenta de cheiro levemente amassada. Misture e deixa repousar na geladeira. 

Acompanhamento

Lave o feijão e por para cozinhar com o bacon, o feijão deve ficar macio mais não muito molhe, escorre todo o caldo. Deixa esfriar. 
Com um pouco do molho vinagrete, azeite e sal tempere a salada de feijão. Reserve. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

0 resposta em “PIRARUCU COM MANGA E FEIJÃO”