Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Patrimônio de Óbidos

Os prédios do Mercado Central de Óbidos, da Prefeitura do Município e do Forte Pauxis terão que ser tombados. A promotora de Justiça Eliane Moreira está cobrando providências ao prefeito Jaime Barbosa da Silva e à Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Rosângela Carvalho Elizário Lima.
As recomendações do MP exigem a proteção dos patrimônios culturais, além de comprovação de que a empresa que irá realizar a restauração tenha qualificação técnica compatível com as especificidades dos imóveis. E ainda, que sejam adotadas medidas voltadas à valorização paisagística e a identificação da relevância histórica, como por exemplo, afixação de placas. Caberá aos Conselheiros Municipais de Cultura acompanhar todas as etapas da restauração dos prédios.
O prazo para o tombamento do Forte Pauxis será de 30 dias e 35 dias para começar as reformas, restaurações e localização das peças arqueológicas encontradas no Forte. Para o tombamento e todas as atividades realizadas nos prédios da Prefeitura e do Mercado do Municipal, o prazo é de 45 dias.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *