A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Os 100 mais. Uns nem tanto.

Na tradicional lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil no ano que termina, a revista Época alinha, entre os líderes, em primeiríssimo lugar, o juiz Sérgio Moro,  que está passando a limpo a Petrobras. Faz sentido. Nesta categoria figuram também os ministros do STF Teori Zavascki, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e José Antonio Dias Toffoli. E, claro, o carismático cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e ex-arcebispo de Belém do Pará. Para gáudio de todas as mulheres, compõe a lista Maria Elizabeth Rocha, a primeira mulher nomeada ministra do Superior Tribunal Militar e a presidir o STM, em 206 anos de história. Ela comanda a Corte até março de 2015. E Ferruccio Feitosa, “o cara” que não só entregou a primeira das arenas da Copa, no Ceará, mas também a um custo 17% abaixo do orçamento, provando que este País tem jeito.

Na categoria dos artistas, a lista é encabeçada pela chef gaúcha Helena Rizzo, do restaurante Maní, em São Paulo, eleita a melhor do mundo pela prestigiada revista Restaurant. Para se ver o quanto a cozinha interessa ao mundo e como a rica e exótica gastronomia pode transformar nossa realidade parauara!

Já a categoria “heróis” (não me perguntem o porquê da denominação) é liderada pelo matemático Artur Ávila, que ganhou a medalha Fields, o prêmio mais importante já conquistado pela ciência brasileira, considerado o Nobel da Matemática. É o único vencedor até hoje de toda a América Latina. E só quatro matemáticos com menos de 40 anos recebem a honraria, a cada quatro anos.

Agora, há uns nomes nessa lista, digamos, duvidosos. Confiram vocês mesmos aqui.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *