Lançamentos literários, apresentações de teatro, oficinas voltadas para as culturas pop e japonesa, arrecadação de livros, atividades pedagógicas e lúdicas direcionadas ao público infantil, entre outras ações, estão no cardápio de cultura e arte servido aos visitantes do estande da…

O procurador do Ministério Público do Trabalho Sandoval Alves da Silva tomou posse na chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região para o biênio de 2021-2023 enfatizando o papel decisivo do MPT na garantia dos direitos humanos. O…

Prevaleceu o bom senso e o cuidado com as pessoas. O prefeito Edmilson Rodrigues ouviu o secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e técnicos responsáveis pela vacinação e enfrentamento à Covid-19, e cancelou os desfiles das escolas de samba, blocos…

Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

O complexo hidrelétrico do Tapajós em pauta



Os impactos socioambientais aos municípios que compõem a bacia do Tapajós – Santarém, Itaituba, Belterra, Placas, Aveiro, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Juruti, Jacareacanga, Rurópolis e Trairão – estarão em pauta nos próximos dias 23 e 24, em Itaituba, em seminário promovido pelo Ministério Público do Pará, Ministério Público Federal e Universidade Federal do Pará, com apoio da Fundação Ford, CNBB Norte II, Cáritas, Misereor, Dioceses de Óbidos, Santarém e Itaituba, Fundo Dema, Movimento dos Atingidos por Barragem, Comissão Pastoral da Terra, Justiça Federal, TJE-PA, Consórcio de Municípios do Tapajós, Assembleia Legislativa do Pará e OAB Itaituba. 


A abertura dos trabalhos, com o tema “Povos tradicionais e Grandes Projetos”, terá como conferencistas o representante da 6º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o representante do povo Munduruku, Juarez Saw Munduruku, e Ageu Lobo Pereira, da comunidade Montanha Mangabal.
A mesa “Grandes Empreendimentos e o Modelo de Desenvolvimento na Amazônia”, coordenada por Maurício Torres (Ufopa), terá como palestrantes Iury Charles Paulino (MAB) e Emmanuel Castro (Doutorando PUC/RJ). Falarão sobre “Impactos Sociais: perspectivas para educação, saúde, segurança e outros direitos sociais” Eliana Machado Schuber (IFPA/Itaituba), Marcelo de Oliveira Lima (Instituto Evandro Chagas) e Marco Antônio Silva Lima (Uepa/Unama), sob a coordenação da 
defensora pública Andreia Barreto


Representantes do povo Munduruku, ribeirinho (comunidade Montanha e Mangabal), quilombola, Conselho Indígena Tapajós Arapiuns e Associação dos Filhos de Itaituba discorrerão acerca de “Diversidade social na Bacia do Tapajós”, em mesa coordenada por Bruna Rocha (Ufopa). O tema “Impactos Agro-ambientais na Bacia do Tapajós”, coordenado pelo bispo de Óbidos e presidente da CNBB Norte II, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, terá como palestrantes Pedro Sérgio Vieira Martins (ong Terra de Direitos), José Heder Benatti (UFPA), Maurício Torres (Ufopa) e Edizângela Alves Barros (MAB). 


No encerramento do evento, os “Impactos, Desafios e Perspectivas dos Grandes Projetos na Bacia do Tapajós”, serão tratados pelo procurador da República Felício Pontes (MPF) e pelo promotor de justiça Raimundo Moraes (MPE-PA). Haverá atividades paralelas de grupos de trabalhos com os temas “Gestão pública e grandes projetos”, “Grandes empreendimentos e pequenos empreendedores” e “Violências & Conflitos urbanos e rurais”.


Em setembro de 2008 a Eletrobrás lançou o edital do projeto de cinco usinas hidrelétricas para o rio Tapajós, entre os Estados do Amazonas e do Pará. Desde então o MP, movimentos sociais e comunidades tradicionais atuam para garantir a proteção da biodiversidade e das populações fatalmente afetadas.
O rio Tapajós, com regime anual de secas e cheias, é a principal fonte de recursos para as comunidades ao longo de seu trajeto, que atravessa dez unidades de conservação e 19 terras indígenas – quatro reconhecidas oficialmente, além de populações tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *