A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Na hora da chuva

Quem não vive ou morou em Belém, não entende a nossa chuva.

Custei a compreender que essa chuva nos batiza quase todos os dias.

Que lava os mormaços.

E parece com aquela mãe aparentemente severa, quando se lança sobre a cidade lambando a tarde, estourando trovões, mas nem demora a nos deixar sorrindo, outra vez, sob o ritmo da suave brisa do entardecer.

Quando aqui cheguei, para trabalhar e estudar, no início da década de setenta, eu gostava de ver as tardes de chuva ali na região do comércio, e mesmo sem conhecer Paris, a cidade me inoculava na alma e na fantasia, certos eflúvios parisienses.

Até hoje não sei o motivo.

Mas na Belém tradicional, para mim, só faltava o arco do triunfo.

E foi com o sentimento acariciado pela chuva, que escrevi a minha

NA HORA DA CHUVA.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *