A empresa de ônibus Belém-Rio, que faz a linha para o distrito de Outeiro – Ilha de Caratateua, em Belém, aparentemente está falida e reduziu pela metade a sua frota, causando enorme sofrimento aos usuários do transporte coletivo. O serviço,…

A Cosanpa abriu nada menos que seiscentos buracos imensos nos bairros mais movimentados de Belém, infernizando a vida de todo mundo com engarrafamentos e causando graves riscos de acidentes, principalmente porque chove sempre, e quando as ruas alagam os buracos…

O Procurador-Geral de Justiça César Mattar Jr. inaugurou nesta quinta-feira, 16, o Núcleo Eleitoral do Ministério Público do Estado do Pará, que vai funcionar na sede das Promotorias de Justiça de Icoaraci, distrito de Belém. O coordenador será o promotor…

A desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, que se destaca pelo belo trabalho que desenvolve à frente da Comissão de Ações Judiciais em Direitos Humanos e Repercussão Social do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, e que já coordenou…

Justiça intima prefeito de Belém a cumprir liminar

Atendendo pedido do promotor de justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, o Juízo da 3a. Vara da Fazenda de Belém determinou a intimação pessoal do prefeito Zenaldo Coutinho e da secretária de Saúde, Maria Selma Alves da Silva, para que comprovem o cumprimento, no prazo de 20 dias, da liminar que estabeleceu melhorias na infraestrutura e contratação de profissionais para o CAPS III e Casa AD, que oferecem serviços em saúde mental e tratamento a dependentes químicos e álcool. Deverão esclarecer sobre as medidas adotadas a médio e longo prazo, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 150 mil em favor das duas instituições, ficando sujeitos ao bloqueio de valores a fim de dar efetividade à medida, ante a urgência que o caso requer. 

A continuidade do não cumprimento da decisão judicial pode caracterizar crime de improbidade administrativa dos agentes municipais responsáveis. O promotor Waldir Macieira ajuizou Ação Civil Pública contra o Município de Belém baseado em representação formulada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará (Sindsaude), e denúncias veiculadas pela imprensa, acerca de irregularidades e má prestação dos serviços aos usuários no Centro de Atenção Psicossocial “Casa Mental do Adulto”, situado na Av. José Bonifácio, e no Centro de Atenção Psicossocial direcionado à população que faz uso abusivo de álcool e outras drogas e ao usuário, que fica na Av. Almirante Barroso.
Sindsaude noticiou a ocorrência de graves problemas enfrentados por servidores e usuários, especialmente relacionados à má administração, péssimas condições de conservação do prédio e precárias condições de higiene no ambiente, além de falta de medicamentos, dentre outros. 

A Promotoria, em inquérito civil, constatou diversas situações resultando no efetivo prejuízo aos trabalhadores do centro e, principalmente, às pessoas com transtorno mental, que necessitam de tratamento digno e humanizado. Diante disso, em 16 de outubro de 2013, o juiz Cláudio Hernandes Silva Lima ordenou, em liminar, ao Município de Belém que contratasse mais médicos, técnicos de enfermagem e terapeuta ocupacional, aumentasse o número de atendimentos diários, fornecesse alimentação, transporte, realizasse capacitação dos profissionais, adquirisse móveis e equipamentos, entre outras providências. Mas até hoje a maioria das determinações não foi cumprida. Vários pacientes estão sem assistência, alguns em surto, e outros sequer com atendimento ambulatorial e sem medicamentos de uso contínuo. Para piorar a situação, os servidores desses CAPS ameaçam grevar por falta de condições de trabalho e de atendimento aos usuários. 

Leia aqui o que o município deveria ter providenciado, com seus respectivos prazos de cumprimento. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *