0

Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós inaugura oficialmente sua nova sede, a “Casa da Memória”, na rua Nações Unidas, 478, bairro do Livramento, em Santarém do Pará. O evento será às 18h30, sob a presidência da professora e historiadora Terezinha Amorim, com direito a bênção do Padre Sidney Canto. Para marcar a data vai ser entregue um informativo alusivo aos 360 anos da fundação de Santarém, produzido pelo próprio IHGTap.

Fundado em 23 de março de 2012 por um grupo de professores, pesquisadores e pessoas ligadas à história e geografia da região Oeste do Pará, o Instituto ocupou um espaço na Av. Adriano Pimentel, através de convênio com a Prefeitura Municipal de Santarém, que não teve continuidade. Em 2019, o IHGTap conseguiu o novo espaço, em acordo de comodato firmado com a instituição Seara, mantenedora de obras sociais no bairro do Livramento. Com apoio dos membros do silogeu e beneméritos da sociedade local e de Belém, o imóvel foi reformado e agora começa a funcionar. A nova Casa da Memória guarda o acervo físico do IHGTap: biblioteca, fotografias, documentos, obras de artistas locais e também parte do projeto de réplicas dos espaços históricos da cidade.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

EM AUDIÊNCIA

Anterior

HOMENAGENS PERENES A WILSON FONSECA

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *