O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, foi aclamado ontem por servidores e deputados após a sessão plenária, que se estendeu até as 15h, ao entregar os espaços reformados que já estão prontos para utilização. É que, em…

O delegado de polícia de Oriximiná, Edmílson Faro, prendeu o vigia Ailton Ferreira da Silva a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Andrade Sarubi (PSDB) e do vereador Márcio Canto (PTB) e, na presença de ambos e do…

Primeira do Brasil totalmente focada na educação para o trânsito, a biblioteca do Detran-PA foi criada em 1998 e começou direcionada ao público interno, funcionando no antigo prédio do órgão, ao lado da Ceasa. Em 1º de novembro de 1999,…

A Prefeitura de Belém vai revitalizar dezesseis imóveis do município que estão há anos em situação de abandono. Além do resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, a intenção é reduzir gastos com aluguéis de prédios que abrigam órgãos municipais.…

IHGTap inaugura Casa da Memória

Nesta segunda-feira, 21, o Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós inaugura oficialmente sua nova sede, a “Casa da Memória”, na rua Nações Unidas, 478, bairro do Livramento, em Santarém do Pará. O evento será às 18h30, sob a presidência da professora e historiadora Terezinha Amorim, com direito a bênção do Padre Sidney Canto. Para marcar a data vai ser entregue um informativo alusivo aos 360 anos da fundação de Santarém, produzido pelo próprio IHGTap.

Fundado em 23 de março de 2012 por um grupo de professores, pesquisadores e pessoas ligadas à história e geografia da região Oeste do Pará, o Instituto ocupou um espaço na Av. Adriano Pimentel, através de convênio com a Prefeitura Municipal de Santarém, que não teve continuidade. Em 2019, o IHGTap conseguiu o novo espaço, em acordo de comodato firmado com a instituição Seara, mantenedora de obras sociais no bairro do Livramento. Com apoio dos membros do silogeu e beneméritos da sociedade local e de Belém, o imóvel foi reformado e agora começa a funcionar. A nova Casa da Memória guarda o acervo físico do IHGTap: biblioteca, fotografias, documentos, obras de artistas locais e também parte do projeto de réplicas dos espaços históricos da cidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *