Publicado em: 2 de janeiro de 2025
O prefeito de Belém, Igor Normando, anunciou que prioriza as áreas administrativa, de saneamento e limpeza urbana, e as obras para a COP 30.
O trabalho já inicia nesta quinta-feira, 2, com a operação “Belém Limpa”, que inclui limpeza e desobstrução de bueiros, de redes de drenagem com uso de hidrojato e recuperação de galerias nos principais pontos críticos de alagamento. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, vai até o dia 11 de abril e também cuidará da identidade visual da cidade e do ordenamento.
A Equatorial Energia será notificada pela Prefeitura para que tire os fios pendurados e embolados em postes sem utilidade, que só fazem enfeiar e reforçar a imagem de caos urbano.
Já a reforma administrativa, com extinção de órgãos, sinaliza polêmica. Das 42 secretarias existentes Igor quer reduzir a máquina para no máximo 32 e ainda enxugar a folha em 20%. A ideia é gastar menos com a máquina pública e mais com a população por meio de serviços, argumenta o prefeito. Mas é bom examinar com calma o funcionamento de cada órgão para não cometer equívocos.
No que diz respeito à COP 30, as obras municipais vão entrar em ritmo acelerado.
O governador Helder Barbalho, que prestigiou a posse do prefeito Igor Normando, reforçou a parceria estratégica com o governo estadual. Ele garantiu que o Estado proporcionará a Belém melhoras nas áreas da saúde e saneamento. O Hospital Público da Mulher deve ficar pronto no mês de março e mais de 600 ruas estão sendo pavimentadas, com drenagem nas áreas periféricas da cidade.




Comentários