O presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, foi aclamado ontem por servidores e deputados após a sessão plenária, que se estendeu até as 15h, ao entregar os espaços reformados que já estão prontos para utilização. É que, em…

O delegado de polícia de Oriximiná, Edmílson Faro, prendeu o vigia Ailton Ferreira da Silva a pedido do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Andrade Sarubi (PSDB) e do vereador Márcio Canto (PTB) e, na presença de ambos e do…

Primeira do Brasil totalmente focada na educação para o trânsito, a biblioteca do Detran-PA foi criada em 1998 e começou direcionada ao público interno, funcionando no antigo prédio do órgão, ao lado da Ceasa. Em 1º de novembro de 1999,…

A Prefeitura de Belém vai revitalizar dezesseis imóveis do município que estão há anos em situação de abandono. Além do resgate do patrimônio histórico, artístico e cultural, a intenção é reduzir gastos com aluguéis de prédios que abrigam órgãos municipais.…

Ifnopap em Santarém e Oriximiná

Hoje é o último dia para se inscrever no XVIII Ifnopap – Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense, o Campus Flutuante da UFPA, que vai levar, até o próximo dia 9 de agosto, cerca de 150 pessoas, entre pesquisadores e estudantes, para vivenciar formas de troca de conhecimento e reflexão sobre questões da região amazônica, a bordo de um navio que percorre o trajeto Belém – Santarém – Oriximiná – Belém. 

O projeto, desenvolvido em parceria da UFPA com UEPA, UFOPA e UFRA, desenvolve atividades em Santarém amanhã e quinta-feira, 7, no Campus Amazônia, da UFOPA, no Campus da UEPA e na Escola do Parque. Na programação, ações educacionais, culturais e ambientais, além de mesas redondas, palestras e oficinas em diversas áreas científicas. Minicursos, palestras e oficinas serão ministrados por professores e pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, entre elas, a Universidade da Califórnia, localizada em Berkeley, nos EUA.  A ideia é levar ensino, pesquisa e extensão para as comunidades ribeirinhas.

Em 2000, o encontro foi sediado em Oriximiná. No domingo passado, assistindo a uma das manifestações culturais mais particulares da Amazônia, o círio noturno fluvial de Santo Antônio, em Oriximiná, o tema do XVIII Ifnopap se tornou palpável: De volta ao Trombetas, com vistas à Biodiversidade e à Cultura – “sob as bênçãos de Santo Antônio”

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *