Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Iasep diz que dívidas dependem de aumento

É periclitante, como se diz no popular, a situação do Iasep. Hoje, o promotor de justiça Marco Aurélio Lima do Nascimento, a secretária de Estado de Administração, Alice Viana Soares Monteiro, e a presidente do Iasep, Iris Ayres de Azevedo Gama, discutiram as dificuldades financeiras do instituto, alvo de procedimento administrativo do MPE-PA. Alice Viana disse que a crise no instituto de previdência do Estado é exclusivamente por conta da alíquota, insuficiente para manter os custos. No início deste ano foi proposto um aumento, através de projeto de lei encaminhado à Alepa, que não foi aprovado, apenas outras medidas foram aceitas e rejeitado o aumento, deixando para o Conselho do Iasep a decisão. Apesar de o Iasep ter poderes para aumentar a alíquota, por ser um plano facultativo, com relação ao orçamento do Estado que contribui para o sustento de metade do Instituto, só via lei é possível alocar recursos. Por isso, em fevereiro de 2017 será apresentado novo projeto.

Enquanto isso, a criação de um call center tentará melhorar o serviço. O Iasep está devendo aos prestadores de serviço e a expectativa é de que, com o aumento, os pagamentos serão atualizados num prazo de 7 a 8 meses. Em julho de 2011, a contribuição de uma servidora pública cobria três beneficiários, só para se ter uma ideia da situação.
O Iasep apresentou plano de gestão para serviços e readequação financeira, orçamentaria e atuarial. Dentre as medidas,  capacitação de servidores, informatização da gestão, redução no custeio da estrutura administrativa do instituto e atualização do cálculo atuarial. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *