0
Mateus é um garotinho de 7 anos de idade que é cadeirante. Passou anos esperando a cadeira de rodas para poder se locomover, até que um dia o governo a entregou. Agora enfrenta outras dificuldades, desta vez impostas pela falta de civilidade e pela ausência de garantia dos direitos básicos de cidadania e de dignidade humana. Todas as vezes em que vai para o Hospital Universitário Bettina Ferro, onde faz tratamento, precisa tomar o ônibus que faz a linha Ceasa, para ir e voltar. Só que, quando sua mãe sobe no ônibus para colocá-lo, o lugar destinado a cadeirante já está ocupado com um monte de caixas de frutas. E quando ela pede pra tirarem as caixas é vítima de humilhações e ameaças. Gritam com a pobre mãezinha, dizendo que lá também é bagageiro, que se ela está incomodada que pague um táxi para seu filhinho. Na semana passada um indivíduo criminoso teve a desumanidade de falar para ela que está cansado de tirar as caixas deles de lá toda vez que ela sobe no ônibus, e puxou uma faca para agredi-la(!) Agora ela se vê obrigada a sair com o pequeno Mateus no colo, para evitar que uma tragédia aconteça. 

Onde está a Semob que não fiscaliza esse absurdo indizível?! Prefeito Zenaldo Coutinho, é preciso tomar uma providência urgente! Certamente esse não é o único caso de abuso contra vulnerável que está acontecendo em Belém do Pará. MPE-PA e Conselhos de Proteção à Infância e aos Portadores de Deficiência também devem agir imediatamente!
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Nota das Ongs por Direitos Humanos

Anterior

Missão oficial Pará-Lisboa

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *