A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Edmilson Rodrigues na Cadeira 61 do IHGP


A presidente do IHGP, Anaíza Virgolino e Silva, empossa hoje, em solenidade na Academia Paraense de Letras, às 18 h, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, na cadeira nº 61, que tem como patrono o escritor e jornalista Ernesto Cruz, autor de obras como “História de Belém”, “Igrejas de Belém”, “Procissão dos Séculos: Vultos e Episódios da História do Pará” e “As Edificações de Belém: 1783 – 1911”. 

Professor e pesquisador, Edmilson é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA, com Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e Doutorado em Geografia Humana pela USP. Ele é autor de diversos livros, como “Território e Soberania na Globalização – Amazônia, Jardim de Águas Sedento”, “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio-ambiente em Belém”; “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre o desenvolvimento para Belém”, “Estado Nacional, Cidades e Desenvolvimento”; “Do Mito da Sustentabilidade Capitalista à Construção Social da Utopia”. 

Sua escolha para o IHGP é em razão da significativa contribuição teórica e prática que deu para a discussão sobre as dinâmicas territoriais na Amazônia, notadamente a gestão de recursos hídricos, a urbanização de Belém e a relação entre a globalização perversa, resistência popular e a Amazônia. A saudação oficial na posse será feita pelo professor doutor Pedro Rocha.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *