0

A presidente do IHGP, Anaíza Virgolino e Silva, empossa hoje, em solenidade na Academia Paraense de Letras, às 18 h, o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, na cadeira nº 61, que tem como patrono o escritor e jornalista Ernesto Cruz, autor de obras como “História de Belém”, “Igrejas de Belém”, “Procissão dos Séculos: Vultos e Episódios da História do Pará” e “As Edificações de Belém: 1783 – 1911”. 

Professor e pesquisador, Edmilson é formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPA, com Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA/UFPA e Doutorado em Geografia Humana pela USP. Ele é autor de diversos livros, como “Território e Soberania na Globalização – Amazônia, Jardim de Águas Sedento”, “Aventura Urbana: urbanização, trabalho e meio-ambiente em Belém”; “Os Desafios da Metrópole: reflexões sobre o desenvolvimento para Belém”, “Estado Nacional, Cidades e Desenvolvimento”; “Do Mito da Sustentabilidade Capitalista à Construção Social da Utopia”. 

Sua escolha para o IHGP é em razão da significativa contribuição teórica e prática que deu para a discussão sobre as dinâmicas territoriais na Amazônia, notadamente a gestão de recursos hídricos, a urbanização de Belém e a relação entre a globalização perversa, resistência popular e a Amazônia. A saudação oficial na posse será feita pelo professor doutor Pedro Rocha.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Operação Carne Fraca é a maior da história da PF

Anterior

45 anos da Feira do Som

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *