A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

O governador Helder Barbalho está soltando a conta-gotas os nomes dos escolhidos para compor o primeiro escalão de seu segundo governo. Nesta quarta-feira será a posse dos deputados estaduais e federais e dos senadores, e a eleição para a Mesa…

Pela primeira vez na história, está em curso  um movimento conjunto da Academia Paraense de Letras, Academia Paraense de Jornalismo, Instituto Histórico e Geográfico do Pará e Academia Paraense de Letras Jurídicas, exposto em ofício ao governador Helder Barbalho, propondo…

Dnit promete resolver caos em Miritituba

O senador Paulo Rocha(PT) e o deputado federal Francisco Chapadinha(PSD) foram hoje ao diretor geral do Dnit –Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Valter Casemiro Silveira, tratar da interdição da BR-163 (a Santarém/Cuiabá), na altura dos distritos de Campo Verde e Miritituba, município de Itaituba. Casemiro se comprometeu em resolver imediatamente a situação do desvio de Miritituba determinando que, se necessário, se abra uma obra de emergência para solucionar o problema. Anunciou também que no próximo dia 21 vai iniciar a pavimentação do trecho urbano de Miritituba, que deverá ser concluído em até 45 dias. As outras demandas ainda dependem de previsão orçamentária e de auxílio de outras áreas do governo federal. Vamos anotar e verificar o cumprimento.

Nesta terça-feira, cansada de esperar por melhorias, a população local acabou interditando a passagem de veículos próximo ao distrito de Campo Verde, a 30 Km de Itaituba.  O movimento exige o asfaltamento da estrada, construção de pontes em concreto nos quilômetros 17 e 25, sentido Miritituba, solução para o problema do desvio próximo a Miritituba, onde já aconteceram diversos acidentes com veículos de todos os portes, alguns com vítimas fatais; tapa-buraco entre Trairão e Campo Verde,  além da recuperação do desvio de Miritituba e outras demandas referentes a iluminação pública e a regularização fundiária da região,  conclusão e melhorias da Transamazônica (BR – 230) e Santarém – Cuiabá (BR – 163), no trecho que corresponde ao Estado do Pará. 

Durante a sessão de ontem na Alepa, o deputado Hilton Aguiar (PSD) foi à tribuna cobrar mais uma vez uma resposta do Dnit, e apresentou, junto com o deputado Aírton Faleiro (PT), Moção ao ministro Miguel Rosseto, da Secretaria-Geral da Presidência da República, no sentido de que atenda todas as reivindicações dos manifestantes e acabe de uma vez por todas com o sofrimento do povo que muito tempo sonha com o asfalto nessas importantes rodovias. 

A poeira é insuportável e já se perdeu o número de acidentes com perda total em veículos, tantas vidas foram ceifadas, por serem as pontes da BR-163 em madeira, onde trafegam carretas de 60 toneladas. Passei nelas durante a itinerância da Alepa e de fato dá medo, parece um milagre que não caímos no precipício. O desvio próximo de Miritituba já está completando três anos, e nada foi feito.  

Com a interdição, todo o fluxo de caminhões, carretas e ônibus vindo do Mato Grosso com destino a Itaituba e Santarém está impedido. Carros pequenos podem passar pelo desvio do Km 11 se estiver trafegável.
A região tem recebido grande volume de carretas com destino aos portos de Miritituba/Itaituba e Santarém, mas o governo federal não providenciou as obras de infraestrutura antes da chegada da soja, milho e trigo, e assim coloca toda a população em risco.
A Associação de Moradores de Campo Verde, Associações de Miritituba, Câmara dos Vereadores de Itaituba, Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaituba, além do Fórum de Entidades de Itaituba – que congrega vinte e uma entidades -, estão dando total apoio ao movimento. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *