A Prefeitura de Belém está convidando os moradores da Cidade Velha à Consulta Pública sobre a reforma e revitalização do prédio ao lado da Igreja da Sé, onde por muito tempo funcionou a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).…

As eleições de 2022 coincidem com o bicentenário da Independência e os 90 anos de conquista do direito do voto feminino, ocorrida em 24 de fevereiro de 1932. Durante todo o Império, as brasileiras não puderam votar e somente 43…

O Ecomuseu da Amazônia, da Fundação Escola Bosque (Funbosque) promoveu no domingo, 25, na Ilha de Cotijuba, o roteiro patrimonial, pelo encerramento da 16ª Primavera dos Museus. Os visitantes conheceram o pólo do Ecomuseu, a história de Cotijuba, que passa…

A prefeitura de Portel, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, lançou na sexta-feira passada (23) o projeto Marajó Sustentável, aliado ao Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará…

Cultura de Bubuia

A Mineração Rio do Norte lança neste fim de semana o projeto Cultura de Bubuia – um barco percorrerá comunidades rurais da área de influência direta da MRN, levando grupos de teatro e música, artesanato, filmes nacionais e manifestações culturais diversas aos moradores da região. Em contrapartida, cada comunidade apresentará uma manifestação cultural sua. A princípio, o projeto será desenvolvido em Oriximiná e Terra Santa e começa na comunidade Aimim.
O Cultura de Bubuia é o carro chefe do programa Cultura em Rede, desenvolvido pela MRN a partir de 2009, com incentivo do Ministério da Cultura por meio da lei Rouanet. Concentra as ações da mineradora no âmbito cultural, criando uma identidade e sistematizando os projetos que patrocina, sempre alinhados com as secretarias de Cultura dos municípios. Estão previstas oficinas, apresentações teatrais, musicais, palestras e diversos eventos, para difundir e valorizar as manifestações artísticas locais.
Outros projetos também passam a fazer parte do Cultura em Rede, como a Caravana da Biblioteca em Ação – tem o propósito de despertar nos alunos da rede de ensino de Oriximiná o prazer pela leitura através de apresentações artística-educacionais nas escolas do município -, e o Tocando em Frente – que promove oficinas e cursos de musicalização para alunos e instrutores da Escola Municipal de Música, possibilitando a multiplicação e a circulação do conhecimento musical. Ambos são fruto da parceria entre a MRN e a secretaria de Cultura de Oriximiná.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *