0
A Mineração Rio do Norte lança neste fim de semana o projeto Cultura de Bubuia – um barco percorrerá comunidades rurais da área de influência direta da MRN, levando grupos de teatro e música, artesanato, filmes nacionais e manifestações culturais diversas aos moradores da região. Em contrapartida, cada comunidade apresentará uma manifestação cultural sua. A princípio, o projeto será desenvolvido em Oriximiná e Terra Santa e começa na comunidade Aimim.
O Cultura de Bubuia é o carro chefe do programa Cultura em Rede, desenvolvido pela MRN a partir de 2009, com incentivo do Ministério da Cultura por meio da lei Rouanet. Concentra as ações da mineradora no âmbito cultural, criando uma identidade e sistematizando os projetos que patrocina, sempre alinhados com as secretarias de Cultura dos municípios. Estão previstas oficinas, apresentações teatrais, musicais, palestras e diversos eventos, para difundir e valorizar as manifestações artísticas locais.
Outros projetos também passam a fazer parte do Cultura em Rede, como a Caravana da Biblioteca em Ação – tem o propósito de despertar nos alunos da rede de ensino de Oriximiná o prazer pela leitura através de apresentações artística-educacionais nas escolas do município -, e o Tocando em Frente – que promove oficinas e cursos de musicalização para alunos e instrutores da Escola Municipal de Música, possibilitando a multiplicação e a circulação do conhecimento musical. Ambos são fruto da parceria entre a MRN e a secretaria de Cultura de Oriximiná.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Cultura popular na SBPC

Anterior

Questionamentos cidadãos

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *