0
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) relatou no plenário a audiência pública realizada na zona rural de Nova Ipixuna (PA), região onde foram mortos, em maio, os extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria Espírito Santo da Silva. Até agora, a polícia não concluiu os inquéritos e nem apontou os culpados pelos assassinatos frequentes, por conflitos causado pela extração ilegal de madeira, dos quais 80% ficaram impunes. Cerca de 14 mil toneladas de carvão abastecem todos os anos as 14 siderúrgicas da região.
A parlamentar disse que os pequenos agricultores desmatam além dos limites permitidos, por falta de alternativa para o próprio sustento. Há assentamentos feitos há mais de 14 anos que sequer têm um plano de desenvolvimento.
O delegado responsável pelo inquérito, Rilmar Firmino, garantiu que no próximo dia 24 entregará o relatório final. A senadora encaminhará o problema ao ministro da Justiça, José Cardoso.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Pagot refutou denúncias

Anterior

Casamento na feira

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *