Área contígua ao centro histórico de Belém do Pará, Zona Especial do Patrimônio Histórico declarada por lei, o bairro do Reduto, cenário industrial da belle Époque, da Doca do Reduto no início do século XX, com suas canoas coloridas repletas…

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou, sob o rito dos recursos repetitivos, a tese de que o servidor federal inativo, independentemente de prévio requerimento administrativo, tem direito à conversão em dinheiro da licença-prêmio não usufruída durante a…

O prefeito Edmilson Rodrigues cumpriu agenda institucional em Brasília, ao lado do secretário municipal de Gestão e Planejamento, Cláudio Puty. No Ministério da Economia, trataram das obras de saneamento básico no Canal do Mata Fome, no bairro do Tapanã, onde…

O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. Em 1992 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1 a 7 de…

Auto de Natal do Projeto Cururu

A Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, através do Projeto Cururu, apresenta o seu Auto de Natal “O Presépio de Belém”, na Igreja de Santo Alexandre, no próximo dia 22, às 19h. Na sua 8ª edição, o roteiro prevê a participação de todas as crianças e adolescentes do projeto, cerca de 100, que interpretarão os personagens principais. A direção artística é da regente e coordenadora musical Eliane Ferreira. As coreografias estão a cargo da professora de dança Ariane Pimentel e a produção do espetáculo é responsabilidade da equipe de apoio. A direção geral é do Frei Edilson Rocha, pároco de Santo Antônio de Lisboa.

O Projeto Cururu surgiu em 2002, concentra suas atividades na Igreja do Centrão (Rua São Miguel, esquina com Doutor Moraes, bairro da Cremação, em Belém), e atende diariamente mais de cem crianças e adolescentes com aulas de música (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, clarinete e saxofone), prática de conjunto (canto coral e orquestra jovem) e dança. Ganhou em 2006 o Prêmio Marketing Cultural da ADVB nacional, se apresentou no espetáculo “Sonhos para Dias Melhores” no Teatro da Paz em 2007, e, em 2008, foi distinguido com a Medalha Francisco Castelo Branco, da Prefeitura Municipal de Belém. Em maio de 2009, fez participação especial em recital beneficente da cantora lírica Gabriella Florenzano, na Igreja de Santo Alexandre, com o pianista Humberto Azulay e participa do Auto do Círio nos últimos anos. Realiza frequentes apresentações artísticas, culturais e religiosas em Belém.

Para manutenção do projeto há necessidade, principalmente, de cordas para violino, viola, cello e contrabaixo acústico; breus, crinas, arcos e palhetas para clarinete; instrumentos de cordas da família dos violinos; sapatilhas e malhas de balé para faixa etária de 7 a 12 anos; cadernos de música; e quadro (lousa), preferencialmente de vidro, para uso com pincel próprio. As doações devem ser feitas diretamente ao pároco de Santo Antonio de Lisboa, Frei Edilson Rocha, coordenador geral do projeto. Quem quiser saber mais pode ligar para (91)3242 6001. 

Parabéns aos incansáveis Profa. Eliane N. Ferreira Fonseca, Prof. Agostinho Fonseca Jr., Profa. Débora Azevedo, Prof. Igor Amaro, museóloga Rosa Arraes e Frei Edilson Rocha, pela dedicação e resultados alcançados!

Convido todos os leitores, suas famílias, seus amigos, enfim, todo mundo, para assistir ao espetáculo, que será gratuito, e a contribuir, do modo que for possível, para ajudar essa ou outras iniciativas que resgatam do desamparo à cidadania nossas crianças e adolescentes.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *