0
Amanhã a Associação dos Advogados Trabalhistas do Pará (ATEP-PA) elege a diretoria para o biênio 2017/2019. Duas chapas estão na disputa: “Atep Forte”, liderada pela atuante conselheira da associação, Ana Ialis Baretta, que tem como vice Márcio Tuma e conta com o apoio do atual presidente, André Serrão, do presidente da OAB-PA, Alberto Campos, e também de Domingos Cosenza – decano trabalhista, advogado com “A” maiúsculo, exemplo de correção e competência, profissional do Direito que de fato se empenha na busca da aplicação da Justiça e que  é membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA, em terceiro mandato. Tem, por isso, o meu apoio.

A “Renova Atep” tem como cabeça de chapa Daniel Cruz, que também era conselheiro da mesmíssima gestão e renunciou em novembro a fim de lançar candidatura de oposição atendendo ao convite do ex-presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, que quer ter a ATEP como feudo eleitoral e para isso convidou vários diretores da Associação, sendo que todos recusaram. Daniel, em conversa com os colegas, chegou a admitir que em nada diverge da atual diretoria, mas não podia negar o pedido de Jarbas por causa de laços familiares que os unem. Ou seja, se não fosse Jarbas Vasconcelos, a chapa seria única, até porque, de fato, não existiu qualquer oposição ou divergência interna durante a gestão de Serrão.

É digno de nota – e de alarme e indignação – o súbito e assombroso crescimento de associados em véspera de eleição, inclusive de jovens advogados e de advogados não militantes da Justiça do Trabalho, com evidente abuso de poder econômico nos pagamentos de anuidades (que garantem o direito ao voto) em quantidade extraordinária pelos integrantes da chapa 2: vários candidatos da Renova ATEP pagaram numerosas anuidades cada um, por meio do site da Associação, totalizando 500 novas filiações, num montante espetacular de R$ 90 mil, coincidentemente tudo agora neste período pré-eleitoral. 


O blog tem cem comprovantes de pagamentos de anuidades da ATEP-PA feitos agora às vésperas das eleições, em série, em dinheiro, no mesmo caixa da mesma agência,com diferença de segundos entre um e outro. Uma vergonha, falta de respeito à categoria.

Foi fundamentada no diálogo e na parceria, nunca na subserviência, que a atual diretoria da ATEP garantiu importantes avanços para os advogados trabalhistas, como o assento no Comitê Gestor do PJE (processo judicial eletrônico), a suspensão da transferência da vara trabalhista de Santa Izabel para Ananindeua a fim de que os advogados pudessem opinar sobre o tema, a solução de entraves administrativos nas varas trabalhistas, a realização de cursos e a primeira ação concreta de interiorização da entidade com a criação da Subseção de ATEP em Parauapebas, entre outros. A relação de diálogo e de respeito mantidos pela atual gestão junto às instituições públicas e às organizações atuantes na Justiça Trabalhista só trouxe avanços aos advogados militantes na área, sem abrir mão de seus princípios e sem se dobrar na luta. 

É, pois, essencial analisar a conduta e a coerência dos candidatos em disputa nesta eleição à ATEP. É hora também de as mulheres assumirem protagonismo nas entidades de classe da advocacia, tão marcadamente de predomínio masculino.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Abrajet, do IHGP e do IHGTap, editora do portal Uruá-Tapera.

Registros civis gratuitos

Anterior

Alepa lidera movimento Pará-Portugal

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *