A igreja de São Francisco de Assis em Belém do Pará, carinhosamente chamada pelos fiéis de "Capuchinhos", completará cem anos de sua inauguração em 02 de outubro de 2022. A abertura oficial das festividades será com um concerto na igreja…

O trânsito continua matando mais do que muitas guerras. A administradora Gina Barbosa Calzavara, coordenadora dos bosquinhos da Universidade Federal do Pará, fez uma emocionante homenagem à memória do jovem Jean Serique Lameira, esportista do ciclismo e que também usava…

O Laboratório de Engenharia Biológica do Parque de Ciência e Tecnologia - PCT Guamá está estudando o sequenciamento genético do açaí, de modo a assegurar a rastreabilidade de ponta a ponta na cadeia produtiva e padrões de qualidade para os…

A Lei estadual nº 9.278/2021, que entrou em vigor em 30 de junho deste ano, instituindo a obrigação de que pessoas residentes em condomínios, conjuntos habitacionais e similares comuniquem à Polícia Civil, de forma imediata, qualquer tipo de agressão praticada…

Arte rupestre de Monte Alegre

O patrimônio natural e a arte rupestre de Monte Alegre(PA), chamado Berço do homem nas Américas, inspirou  “Caderno de Viagem – Monte Alegre”, do aquarelista Mario Baratta; e a história em quadrinhos “Espíritos da Lua – Genesis”, dos artistas visuais Yan de Maria e André Ciderfao, que serão lançados amanhã na Livraria da Fox, em Belém.
As obras são os mais recentes resultados do projeto “Arte rupestre de Monte Alegre: difusão e memória do patrimônio arqueológico”, coordenado por Edithe Pereira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, que estuda a região há quase três décadas. 

Mario Baratta traça seu roteiro sentimental de impressões, aquarelas e sketches do Parque Estadual de Monte Alegre, cheio de sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de 11 mil e 200 anos, pautando arte, memória afetiva, aventura e suspense. O mesmo cenário é o da história em quadrinhos protagonizada por três jovens visitantes que se transformam em super-heróis para combater o tráfico ilegal de peças arqueológicas por uma corporação internacional. 

“Espíritos da Lua” foi selecionada para a CCXP 2017 – Comic Con Experience, evento internacional voltado para a indústria do entretenimento, cuja quarta edição será entre os dias 7 e 10 de dezembro, em São Paulo. 

Os estudos da arqueóloga Edithe Pereira, desde 1989, aliam produção acadêmica, formação de recursos humanos, aplicação do conhecimento, divulgação científica, impacto em políticas públicas, interação com o universo escolar, inclusão social e geração de renda.
Em 2012, “Itaí, a carinha pintada”, de autoria de Juraci Siqueira com ilustrações de Mario Baratta, derivou dessa iniciativa. “
Imagens de Gurupatuba”, de Fernando Segtowick, também foi lançado no mesmo ano.

Cliquem aqui para ler online, ou fazer o download destas publicações, aqui para assistir ao vídeo e aqui no link para assistir ao teaser da HQ disponível no youtube.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *