Barcos regionais a motor, veleiros, vigilengas, rabetas, bajaras, canoas ubás, igarités, catraias, botes fazem parte da memória afetiva, produtiva e econômica parauara, navegando pelo oceano Atlântico, baías, rios que mais parecem mares, lagos, igarapés, furos, estreitos, igapós e campos alagados…

Embora o Quartel Tiradentes esteja localizado no coração do bairro do Reduto, sediando o 2º BPM e duas Companhias da Polícia Militar do Pará, os meliantes parecem desafiar abertamente os policiais. Os assaltos no bairro continuam muito frequentes, principalmente no…

Douglas da Costa Rodrigues Junior, estudante de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará e bolsista do Museu Paraense Emílio Goeldi, ganhou a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica na área de Ciências Humanas…

O Ministério Público do Trabalho PA-AP abrirá na segunda-feira inscrições para Estágio de Nível Superior. A seleção será destinada ao preenchimento de vagas e formação do quadro de reserva de estagiários dos cursos de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Direito, Jornalismo, Publicidade/Propaganda…

Arte Pará inova com cinema

Muito bacana a inovação que o Arte Pará fez este ano na programação paralela do Salão: uma mostra de cinema que aborda a história de grandes artistas. Com curadoria do jornalista e crítico de cinema Ismaelino Pinto, a exibição dos filmes começou na terça-feira, 14, no auditório Elmiro Nogueira, do TCE-PA, e continua no auditório do Banco da Amazônia, até o final de novembro, quando encerra a mostra,  toda gratuita e acompanhada por um crítico de cinema da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), a mais antiga do Brasil. 

A ideia de Ismaelino é proporcionar ao público um recorte com várias películas que abordem as artes plásticas ou que contem a história, o universo, episódios e momentos de diversos artistas. “A mostra vem para se agregar ao grande salão de arte. Nela, as diversas formas de expressão já estão inclusas, como: pintura, fotografia, instalação e vídeos. Faltava apenas a sétima arte, o cinema, que reúne todas em uma só composição”.  

Confiram a programação:

Lixo Extraordinário (Documentário) 
Exibição: 18.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h
Ficha Técnica: direção de Karen Harley, com João Jardim e Lucy Walker.
Sinopse: o documentário relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável, em um dos maiores aterros controlados do mundo, localizado no Jardim Gramacho, bairro periférico de Duque de Caxias(RJ).

Caravaggio 
Exibição: 15.10.2014, no auditório do TCE-PA, às 15 h
                  19.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h
Ficha Técnica: direção de Derek Jarman. 
Sinopse: lindo exercício estético de Derek Jarman. Nesta biografia de um dos maiores pintores do Renascimento, a sexualidade, a relação com o poder e com os modelos são suplantados pela beleza estética do filme, que remete às cores e texturas das obras do artista. 

Sede de Viver, a vida e obra de Van Gogh 
Exibição: 16.10.2014, no auditório do TCE, às 15 h
                  20.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h 
Ficha Técnica: direção de Vincent Minnelli. 
Sinopse: adaptado do livro “Lust for life” (Sede de Viver), do romancista americano Irving Stone (1903-1989). O filme inicia em 1877, quando Van Gogh tenta ser pastor na Bélgica, junto aos mineiros. Vivido pelo ator Kirk Douglas, o jovem Vincent conhece outros artistas e passa por desilusões amorosas. O longa culmina com o intenso convívio entre o pintor francês Paul Gauguin (1848-1903), interpretado por Anthony Quinn, e Van Gogh. 

Cammille Claudel 
Exibição: 17.10.2014, no auditório do TCE, às 15 h 
                  21.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h 
Ficha Técnica: direção de Bruno Dumont. Com Juliette Binoche. 
Sinopse: na Paris de 1885, a jovem escultora Camille Claudel torna-se aprendiz e amante do grande Rodin. O romance a torna mal vista pela sociedade. O rompimento com o escultor a faz entrar numa espiral de loucura. Grandes interpretações de Isabelle Adjani e Gerard Depardieu. 

A Moça do Brinco de Pérola 
Exibição: 21.10.2014, no auditório do TCE, às 15 h 
                  25.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h 
Ficha Técnica: direção de Peter Webber. Interpretações de Scarlett Johansson e Colin Firth. 
Sinopse: na Holanda, uma jovem camponesa vai trabalhar na casa do grande pintor expressionista Johannes Vermeer e acaba se tornando a modelo do quadro mais famoso do artista. Linda fotografia, linda Scarlett Johansson. 

Agonia e Êxtase 
Exibição: 22.10.2014, no auditório do TCE, às 15 h 
                  26.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h 
Ficha Técnica e Sinopse: trata-se da biografia de Michelângelo, dirigida por Carol Reed, em 65. Apesar de esquemático e da canastrice de Charlton Heston, demonstra bem as divergências entre o artista e o Papa Julio II, durante a longa construção da Capela Sistina. 

Moulin Rouge 
Exibição: 23.10.2014, no auditório do TCE, às 15 h 
               27.11.2014, no auditório do Basa, às 10 h
Ficha Técnica:
Direção de John Huston, em 1952. 
Sinopse: conta a história do pintor Henri de Toulouse-Lautrec, filho de família rica, mas pequenino e com os pés defeituosos. Foi presença constante no famoso cabaré, onde desenhava as dançarinas, que se tornaram o grande tema de sua obra. Excelente interpretação de Jose Ferrer.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *