A sesquicentenária samaumeira que perdeu seus galhos na madrugada desta segunda-feira (6) é memória afetiva de todos os paraenses e até de gente de fora do Pará e do Brasil que frequenta Belém durante o Círio de Nazaré. Localizada em…

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Amanhã MP elege lista tríplice para PGJ

Amanhã, de 8h às 16h, será eleita pelo voto direto a lista tríplice para Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público estadual. Pela primeira vez na história do Pará promotores de Justiça concorrem ao cargo. A aspiração era antiga e foi possível após a sanção, em dezembro de 2014, da lei complementar estadual nº 097/2014, que alterou o artigo 10 da Lei Orgânica do MP. Antes, só procuradores de justiça podiam concorrer à chefia da instituição.
Estão aptos a votar 346 membros, sendo 315 promotores e 31 procuradores. Cada um pode votar em até três nomes. 

Os candidatos são Acenildo Botelho Pontes (10); Gilberto Valente Martins (20); Hamilton Nogueira Salame (30); Jacirema Ferreira da Silva e Cunha (40) e Cesar Bechara Nader Mattar Junior (50).
Os mais votados comporão a lista tríplice. Após a apuração a Comissão Eleitoral proclamará o resultado final. Não sendo interposto recurso, o procurador-geral de Justiça remeterá, no primeiro dia útil seguinte ao fim do prazo recursal, a lista tríplice ao governador Simão Jatene, a quem caberá a escolha final. Caso não o faça, o mais votado será investido automaticamente no cargo, para o exercício do mandato.
A Comissão Eleitoral é formada pelos procuradores de Justiça Manoel Santino Nascimento Júnior (presidente), Luiz César Tavares Bibas (membro) e pelo promotor de Justiça Sérgio Tibúrcio dos Santos Silva (secretário). 

A votação presencial no auditório do edifício-sede do Ministério Público utilizará primeira vez urna eletrônica, e terá apoio técnico do TRE.
Os integrantes da carreira do MPE-PA lotados no interior ou o que estiverem em gozo de férias ou de licença, exceto os afastados, poderão remeter os votos de onde estiverem, 
sob registro postal, endereçados à Comissão Eleitoral, em dupla sobrecarta, contendo a maior e externa o nome legível e a assinatura do eleitor, e a menor e interna, branca, opaca e tamanho comercial, sem qualquer identificação, contendo apenas o voto.
Os votos enviados sob registro postal deverão dar entrada no protocolo-geral do MP até à hora do encerramento da votação. 

Outra novidade é que haverá, ainda, cobertura da votação em tempo real pelas redes sociais, usando recursos de imagem e vídeos do Instagram, Twitter e do Facebook, além de link no site do MPE-PA. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *