0
Este ano, 67% dos alunos da UFPA e 63% da UEPA são de escolas públicas. No distrito de Americano, em Santa Izabel do Pará, região metropolitana de Belém, Ester Almeida, 17 anos, foi aprovada em Medicina na UFPA e UEPA. Sua irmã Sarah Almeida, 19, em Terapia Ocupacional na UFPA e Enfermagem na UEPA.  O pai das meninas, o moveleiro José Luis Carneiro, concluiu o ensino médio com muita dificuldade e depois que já era casado. 

Na localidade de Mocajatuba, município de Colares, nordeste do Pará, Marcos Vinícius Correa Ribeiro, 15 anos, foi aprovado nos cursos de Medicina Veterinária, Licenciatura e Bacharelado em Música, Ciências Contábeis e Engenharia da Computação, na UEPA, Fundação Carlos Gomes, Universidade Federal Rural da Amazônia e Unama. Optou pelo Bacharelado em Música. O garoto estudou a vida toda nas escolas Francisco Palheta e Princesa Leopoldina, na zona rural. Só no último ano foi transferido para a Eunice Weaver, no bairro da Pratinha, em Belém. 

Em Ipixuna do Pará, no sudeste paraense, Vito Lameira Neto, que sempre estudou em escola pública, passou em Agronomia (UFRA), Pedagogia (UFPA) e Biologia (UEPA). Optou por Biologia, que cursará em Paragominas. 

Em Monte Alegre, no Oeste do Pará, a Escola Estadual Prefeito Carim Melém aprovou 30 estudantes. Em Abaetetuba, no nordeste do Estado, 150 alunos da Escola Francisco Xavier foram aprovados. Em São João de Pirabas, no Salgado, Yasmin Sousa, 17, aluna da Escola Estadual Francisco da Silva, passou em Medicina e em Direito na UFPA, campus Marabá e Belém. 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Dez assassinados e 2 baleados em Abaeté em 24h

Anterior

MPT cadastra entidades para doações

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *