Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Em iniciativa inédita, o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro celebra os percursos individuais e coletivos que construíram as políticas de salvaguarda do patrimônio cultural no Brasil, lançando a obra “Em Defesa do Patrimônio Cultural”, organizado por…

Neste sábado, 16, postos de saúde ficarão abertos para a vacinação com foco em menores de 15 anos. Em Belém, 11 unidades vão funcionar das 8h às 14h. A campanha da Multivacinação iniciou no dia 04 de outubro e segue…

De autoria do carnavalesco e professor Paulo Anete, o enredo para o Carnaval 2022 da Escola de Samba Grêmio Recreativo Carnavalesco e Cultural Os Colibris, de Belém do Pará, é “Zélia Amada/ Zélia de Deus/ Zélia das Artes/ Herdeira de…

Alepa celebra os 70 anos de O Liberal



Foto: PC Carvalho 

Em sessão solene presidida pelo deputado Márcio Miranda, a Assembleia Legislativa prestou homenagem, hoje, aos 70 anos do jornal O Liberal. Doze pessoas com trabalho reconhecido foram agraciadas com diploma alusivo à data: Romulo Maiorana Jr., Ronaldo Maiorana, Rosângela Maiorana Kzan, Romulo Maiorana Netto, Giovanni Maiorana, Julia Maiorana Martins, João Pojucam de Moraes, Bernardino Santos, Lázaro Moraes, Fernando Nascimento, Alexis do Carmo e Valdo Ferreira. Uma placa, onde consta a realização da sessão e a condecoração da Alepa pelos 70 anos de O Liberal, também foi entregue a Romulo Maiorana Netto.  
A sessão, aprovada à unanimidade, foi requerida pelo deputado Celso Sabino. Como orador oficial, ele lembrou na tribuna detalhes pitorescos como o fato de que antigamente não existiam aplicativos de internet e, por exemplo, quem queria ir aos cinemas 1, 2 e 3, cinema Nazaré e cine Palácio (hoje todos desativados) tinha que procurar em O Liberal a programação. 

Romulo Maiorana Netto, ao agradecer à Alepa, salientou os investimentos feitos em novas tecnologias como ferramentas para chegar mais perto do leitor e garantir informação com qualidade, e as inovações para estar mais perto da era digital. 

O diretor de redação, jornalista Lázaro Moraes, discursou da tribuna e, lembrando da época em que era repórter setorista na Câmara Municipal e na Alepa, nos anos 1980, destacou os avanços no jornalismo e o papel desempenhado por O Liberal ao longo de sete décadas. “Feliz é o povo que pode criticar seus governantes. E o Legislativo hoje dá expressão maior dessa liberdade política, pari passu com a livre imprensa, na sua função de livre informar, ouvimos todos os lados. Dessa forma, imprensa e Legislativo são ambos vozes do povo paraense que se completam no estrito cumprimento do seu dever. E graças a essa liberdade, conquistada a duras penas e muitas lutas, hoje aqui celebramos este encontro que une duas forças que bem representam o povo paraense, acentuou.

O presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda, ressaltou a importância da comunicação para o Estado – que tem dimensões continentais -, em todos os setores, os empregos e atividades culturais impulsionadas pelo jornal. Realçou a história de modernidade, a excelência de seus profissionais e também a preocupação com a tecnologia.  

O Liberal surgiu em 1946 para defender o então senador Magalhães Barata e a sua legenda, o Partido Social Democrático (PSD). Duas décadas mais tarde, em 1966, o jornal foi comprado pelo empresário Romulo Maiorana, que deu grande impulso ao veículo de comunicação com a primeira impressão em offset. Também foi o primeiro jornal paraense com impressão 100% colorida. De lá para cá, a empresa investiu em moderno parque gráfico e editorial, migrou para as plataformas digitais, acompanhando todas as mudanças e desafios que os meios impressos enfrentam no mundo todo, sintetizou Fernando Nascimento, superintendente da TV Liberal. 

Na solenidade, a banda da Polícia Militar executou os hinos nacional e do Pará. Diretores do jornal O Liberal, da TV Liberal e do Sistema de Rádio Liberal, jornalistas e membros da família Maiorana prestigiaram a cerimônia, da qual participaram também a deputada Cilene Couto, o deputado coronel Neil e o conselheiro Cipriano Sabino, representando o Tribunal de Contas do Estado, além de várias personalidades paraenses.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *