0
 

Foi em Belém do Pará que surgiu a banda Stress, liderada pelo baixista e vocalista Roosevelt Bala, a pioneira do heavy metal no Brasil, que gravou em 1982 o primeiro LP do gênero. Até hoje Bala está firme na ativa e vai celebrar a data com um show da Zona Rural, ao lado de outras bandas. Confiram os detalhes no folder.

A saga da banda Stress tem registro mundial. Se em grandes centros a coisa é sempre difícil para artistas, imaginem em plena Amazônia, há trinta e cinco anos! Na época, Bala  e seu grupo, que eram ainda garotos, juntaram dinheiro com shows, venderam tudo o que podiam, pediram ajuda aos pais e pegaram um ônibus, cuja viagem demorou três dias em estrada ruim, até o Rio, onde se aventuraram, com a cara e coragem, para gravar o disco. Ficaram numa modesta pensão no Catete, dividindo beliches num único quarto. A bateria que havia no tal estúdio estava toda quebrada e tiveram que usar barbantes e fita adesiva para montá-la. Deram tudo de si mas não gostaram do resultado. Então, esperaram o técnico de som ir ao banheiro e fugiram com a fita mixada.
Fizeram uma tiragem mínima de mil cópias. O show de lançamento foi no estádio do Paysandu, no dia 14 de novembro de 1982, para uma plateia estimada em 20 mil pessoas, um recorde até hoje para eventos musicais locais. 

E viva o rock!
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

O trânsito no centro histórico de Belém

Anterior

Detran-PA volta a fiscalizar em Salinas

Próximo

Você pode gostar

Comentários