O Tribunal Regional Eleitoral do Pará oficializou o resultado da eleição suplementar em Viseu 39 minutos após o encerramento da votação. Foi eleito prefeito Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) e vice-prefeito Mauro da…

Nem bem foi inaugurado, e ainda faltando a instalação dos bancos e finalização, o calçadão da Avenida Beira-Mar, em Salinópolis, sofreu diversas avarias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras acionou a empresa responsável pela obra, que está executando ações…

A expectativa era grande em relação à ida do governador Helder Barbalho à Assembleia Legislativa para a leitura da Mensagem na instalação da 61ª Legislatura. Funcionou como uma espécie de termômetro da Casa, que abriga novos deputados na oposição, e…

Foram empossados hoje na Assembleia Legislativa do Pará os 41 deputados estaduais eleitos para a 61ª Legislatura (2023-2027). Em seguida houve eleição para a Presidência e a Mesa Diretora, em chapa única, tendo sido reeleito praticamente à unanimidade – por…

170 anos do Paes de Carvalho

 Fachada principal do CEPC
 Galeria de ex-professores e ex-alunos ilustres
José Paes de Carvalho, médico humanitário, um dos fundadores do Clube Republicano do Pará, foi senador e 2º secretário da Assembléia Nacional Constituinte de 1890, governador do Pará (1897-1899), candidato a vice-presidente da República em 1894. Todas as fotos são de Cristino Martins.

Instituição pública de ensino mais antiga em funcionamento do Pará e uma das mais antigas do País, o Colégio Estadual Paes de Carvalho tem hoje 1.600 estudantes e 113 servidores.

Alguns de seus educandos tiveram participação ativa em movimentos como a abolição da escravatura, proclamação da República e a Revolução Constitucionalista de 1932.
Fundada pelo então presidente da província do Pará, Bernardo de Sousa Franco, em 28 de julho de 1841, com denominação de Liceu Paraense, a instituição ganhou o nome “Paes de Carvalho” durante o período da República, sendo renomeado mais tarde de “Ginásio Paraense” depois da revolução de 1930, e por último Colégio Estadual.
Pelos bancos do CEPC passaram grandes figuras do cenário político, acadêmico, profissional e empresarial parauara e nacional: ministros, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, governadores, reitores e empresários, além de mais de 15 ex-governadores, inclusive o atual, Simão Jatene, Jader Barbalho, Jarbas Passarinho, Alacid Nunes, Lauro Sodré, Justo Chermont, Fernando Guilhon, Augusto Montenegro, Magalhães Barata, Gama Malcher e Aloysio Chaves.
Também foram ex-alunos o ex-Procurador Geral da República, Inocêncio Coelho; o médico patologista, cientista e professor Gaspar Vianna; o escritor e jornalista Dalcídio Jurandir; e o Visconde de Souza Franco, que ocupou vários cargos políticos de projeção nacional entre 1839 e 1865, responsável pela criação do Liceu Paraense, regularizando a instrução primária e secundária no Estado.

 

O primeiro prédio era no antigo Largo do Palácio, onde hoje é a Praça Dom Pedro II. Antes de ser instalado em seu endereço atual, na Praça Saldanha Marinho, bairro do Comércio, o Paes de Carvalho também funcionou na Tv. Campos Sales e no Convento do Carmo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *