Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Usina de leis

O Governo do Estado virou uma usina de leis nos últimos dias. A Alepa acaba de aprovar, de uma só tacada, primeiro em reunião conjunta das Comissões de Constituição e Justiça e Fiscalização Financeira e Orçamentária, e depois em plenário, já em 1º, 2º turno e em redação final, mediante sessões extraordinárias seguidas, projetos de lei de iniciativa do Poder Executivo dispondo sobre a dispensa de ajuizamento de ação de execução fiscal, doação de terras públicas de propriedade do Estado do Pará aos Municípios de Eldorado dos Carajás e de São Félix do Xingu, instituindo o CredLivro aos servidores da Seduc; e o Programa Cheque Moradia. Além disso, projetos do TJE-PA criando 12 Varas do Juizado Especial, com os respectivos cargos; e outro transformando os Termos Judiciários de Inhangapi e Aveiro em Comarcas; criando as Comarcas de Anapu e Ipixuna do Pará; a 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital; transformando o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente – CIAA, na 4ª Vara da Infância e Juventude da Capital; criando, na 2ª Entrância, uma Vara nas Comarcas de Bragança, Capanema, Itaituba, Tucumã e Xinguara; transformando o Juizado Especial de Itaituba em Vara; criando, na 1ª Entrância, uma Vara das Comarcas de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Dom Eliseu; e mais os cargos respectivos.
 
Ufa! E ainda há vinte projetos do Executivo, todos em regime de urgência, tramitando na Casa. O presidente da CCJ, deputado Raimundo Santos(DEM), avocou a maioria para relatar, e fará reunião extraordinária na segunda-feira às 14h para desafogar a pauta, de modo a permitir a discussão e votação em plenário em tempo hábil. Por sua vez, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda(DEM), também já convocou os deputados para sessões nas próximas quintas-feiras. É que depois que o Orçamento começar a ser discutido todas as demais matérias serão sobrestadas. E a Sessão Legislativa (o ano) acaba no próximo dia 20. O problema é que há assuntos espinhosos, como vários projetos tratando da PM, da Polícia Civil, do Detran-PA, da PGE, PRO-Paz, e dois pedidos de empréstimos à Caixa Econômica Federal. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *