Publicado em: 2 de abril de 2025
Nesta quarta-feira, 2 de abril, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza uma das maiores eleições universitárias da região Norte, mobilizando mais de 17 mil eleitores aptos a votar — entre estudantes, professores e técnicos — para escolher os próximos ocupantes da reitoria e vice-reitoria da instituição. A consulta à comunidade acadêmica acontecerá das 9h às 20h, com votação em quase 200 seções eleitorais, distribuídas em sete locais em Belém, 18 campi no interior e mais de 50 municípios alcançados por programas como Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Parfor(Programa Nacional de Formação de Professores).
A dimensão territorial da Uepa torna o processo eleitoral um verdadeiro desafio logístico, envolvendo deslocamentos por longas distâncias, equipes de apoio espalhadas por todo o estado e o uso de urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que garante segurança, agilidade e transparência ao pleito.
Disputam a reitoria da Uepa duas chapas oficialmente homologadas: a Chapa 1 – “Uepa de todas as vozes”, composta pelos professores Clay Chagas (reitor) e Ilma Pastana (vice-reitora); e a Chapa 2 – “Uepa em Movimento”, representada pelos professores Anderson Maia (reitor) e Niele Moraes (vice-reitora).
Durante as últimas semanas, os candidatos participaram de debates, encontros com a comunidade universitária e apresentaram seus planos de gestão, com propostas voltadas para a valorização da pesquisa, inclusão estudantil, fortalecimento da pós-graduação, expansão da infraestrutura e políticas de diversidade.
Embora o resultado da eleição não seja definitivo — a lista tríplice resultante será submetida ao Conselho Universitário (Consun) e, posteriormente, encaminhada ao governador do estado, responsável por nomear os novos gestores —, a consulta é considerada fundamental para a legitimação democrática da escolha.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral, professor José Roberto Alves, a expectativa é de um processo tranquilo e eficiente: “estamos tomando todas as providências, definindo os locais de votação, organizando os mesários. Esperamos divulgar o resultado ainda na quarta-feira, graças ao uso das urnas eletrônicas”.
A consulta é classificada como uma eleição comunitária pelo TSE. Além de fornecer as urnas, o Tribunal garante apoio técnico para eventuais intercorrências, manual de orientação para mesários e a segurança dos dados.

O técnico Raphael Ferreira, que atua como mesário pela quarta vez, viaja para o oeste do Pará para garantir a realização do pleito. Ele conta que a experiência permite “conhecer de perto a diversidade da nossa instituição” e lembra de um episódio marcante, quando, em Jacareacanga, o ônibus atolou na estrada, mas a equipe chegou a tempo de garantir a votação de alunos indígenas.
Para Carla Ferreira, que também atua como mesária, participar da logística é uma forma de contribuir diretamente com a democracia universitária. “É uma pequena contribuição para garantir que tudo ocorra de forma justa e transparente.”
A servidora Josi Mendes, que vota pela primeira vez como funcionária efetiva, destaca a importância da participação consciente. “Acompanhar os debates, ler os planos de trabalho e dialogar com os candidatos foi essencial. O voto nos permite decidir, de forma consciente, os rumos da nossa universidade.”
Durante os 20 dias de campanha, as chapas apresentaram propostas em diversas unidades da Uepa e em plataformas digitais. Agora, os eleitores têm o poder de decidir que projeto de gestão querem para os próximos quatro anos.
Para participar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, assinatura e CPF. Assim como nas eleições gerais, o uso de celulares é proibido na cabine de votação. Todos os detalhes estão disponíveis no site oficial do pleito.
Após a apuração e envio da lista tríplice ao governo estadual, a expectativa é de que a nova gestão assuma o mandato em junho de 2025. Ainda em abril, a universidade também realizará as eleições para os novos diretores de centro, completando o ciclo de renovação da gestão.
Foto em destaque: Sidney Oliveira / Ascom Uepa
Comentários