0
 

Desde 2020, o serviço “Senado Verifica: Fato ou Fake?” atua na checagem de conteúdos relacionados às atividades da Casa Legislativa. Como é notoriamente sabido, o aplicativo de mensagens WhatsApp é um dos principais mecanismos de propagação de falsas informações na atualidade, porém parece que a maioria da população brasileira não tem o conhecimento de que, desde 2023, o Senado tem um número WhatsApp como canal direto de atendimento à população.

A ferramenta coloca a verificação de informações ao alcance de milhões de brasileiros. Pesquisas mostram que a maioria dos smartphones no Brasil usam o WhatsApp, chegando a mais de 120 milhões de usuários no país, o segundo maior número do mundo. Através dos grupos de WhatsApp se propaga muita desinformação.

O Senado Verifica é um serviço da Secretaria de Comunicação Social criado com o objetivo de verificar a veracidade de informações que circulam sobre o Senado Federal, suas proposições, atividades legislativas e administrativas. Qualquer cidadão pode solicitar a checagem de mensagens duvidosas, links, imagens ou vídeos relacionados ao Senado — especialmente aqueles conteúdos que pareçam falsos, incorretos ou com intenção de manipular a opinião pública. Basta enviar o conteúdo suspeito (mensagem de texto, link, print, foto ou vídeo) e se identificar para receber o retorno da equipe. O serviço é gratuito, e a resposta é enviada conforme a política de uso do Senado.

Segundo a Agência Senado, As informações checadas são analisadas por uma equipe da Secom e classificadas de acordo com o grau de veracidade: Fato (quando a informação é verdadeira), Fake (quando é falsa ou manipulada) e Impreciso (quando há distorção ou falta de contexto).

As análises mais relevantes também são publicadas na página oficial do Senado Verifica no portal do Senado, ampliando o alcance das respostas e contribuindo para esclarecer a população em larga escala.

Além do WhatsApp +55 61 98190-0601, as checagens podem ser solicitadas pelo e-mail senadoverifica@senado.leg.br, pelo formulário no portal oficial e pelo elefone da Ouvidoria (Alô Senado): 0800 061 2211.

Imagem: TV Senado / Reprodução

Gabriella Florenzano
Cantora, cineasta, comunicóloga, doutoranda em ciência e tecnologia das artes, professora, atleta amadora – não necessariamente nesta mesma ordem. Viaja pelo mundo e na maionese.

UEPA realiza votação hoje

Anterior

Seminário promove memória e reparação às vítimas da ditadura

Próximo

Você pode gostar

Mais de Notícias

Comentários