0

Embora tenha o maior PIB, a maior extensão territorial, a maior população e a maior frota de veículos, nosso País ocupa o 10º lugar em rodovias. Mesmo com a maior extensão de rodovias, equivalente a 1,6 milhão de quilômetros, apenas 12% desse total são pavimentados, correspondendo a aproximadamente 196 mil Km, o que é insuficiente para atender às necessidades do Brasil. Quanto à infraestrutura hidroviária e ferroviária, em números absolutos, o Brasil tem a 1ª e a 2ª maiores extensões, respectivamente, mas aparece em 10º lugar em hidrovias e em 12º lugar em ferrovias, entre 19 países da América Latina.
Se forem levadas em conta as variáveis como volumes, produtos e distâncias, fica evidente que a principal dificuldade logística é o escoamento da carga e acesso aos portos. Como há um custo operacional alto das empresas de transporte, a pequena margem de lucro dessa atividade e a baixa qualidade dos serviços ofertados geram o que chamamos de Custo Brasil”.”(Pedro Jacyr Bongiolo, presidente do Grupo Maggi, reclamando da falta de infraestrutura de transporte no Brasil).
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ademar convida

Anterior

Hora do Planeta 2009

Próximo

Você pode gostar

Comentários