Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

TCE-PA e Jurisdicionados

Começa nesta segunda-feira, com a Palestra Magna “Democracia e Controle Social”, proferida pelo presidente do TCU, ministro Benjamim Zymler, o IV Fórum TCE-PA e Jurisdicionados, com o tema “O Tribunal de Contas do Estado do Pará e os desafios para a promoção do Controle Social.” Serão três dias de palestras, oficinas e debates. O evento, idealizado pelo conselheiro Nelson Chaves, é pioneiro em todo o Brasil e este ano será coordenado pelo conselheiro Luis Cunha, vice-presidente do TCE-PA, e realizado no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, das 8 às 12 e das 14 às 16 horas.

Na terça-feira, o Fórum terá a palestra “Transparência dos Atos Públicos”, pelo representante da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Feijó, e “Ouvidoria: Instrumento de Controle Social”, pela ouvidora-geral da UFRJ, Cristina Ayoub Riche.

A programação encerra na quarta-feira, 22, com as palestras “Conselho Gestores de Políticas Públicas: Importância na Gestão Democrática” e “Estratégias de Mobilização para o Controle Social”. A primeira será ministrada pelo professor Reinaldo Nobre Pontes, da Unama; e a segunda, pelo servidor da Controladoria Geral da República Fábio Félix da Silva.

Também serão ministradas oficinas por técnicos especialistas do TCE-PA e das instituições que apóiam a realização do IV Fórum, divididas em dois módulos, nos quais serão abordadas questões como “Mudanças na Estrutura Conceitual da Contabilidade Pública Brasileira: Desafios e Perspectivas da Convergência ao Padrão Internacional”, “Contabilização de Consórcios”, “Custos no Setor Público”, “Registros de Preços”, “Parcerias Público-Privadas”, “Plano Plurianual” e “Elaboração de Editais de Licitações”.
Para o presidente do TCE-PA, conselheiro Cipriano Sabino, o Fórum TCE-PA e Jurisdicionados é relevante, pelo seu componente pedagógico – uma das missões constitucionais de um Tribunal de Contas – bem como pela excelência dos palestrantes e técnicos responsáveis pelas oficinas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *