Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Sinduscon fala sobre Ética e Compliance

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) promove amanhã no auditório Albano Franco, da Fiepa, das 9h ao meio-dia, o seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz”, que reunirá especialistas. O evento percorre o País em promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e Sesi Nacional – Serviço Social da Indústria, debatendo o fortalecimento e consolidação dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil, entre outros temas afins. 

A proposta é indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de atitudes administrativas irregulares, a exemplo das grandes empreiteiras envolvidas em corrupção e escândalos financeiros.
No encontro em Belém, a CBIC apresentará o Guia de Ética e Compliance da construção civil, composto por documentos que trazem as premissas e iniciativas em conformidade a padrões internacionais e que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas.

A publicação inclui um guia referencial de representação política, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas, apontando o que pode ou não ser feito no relacionamento empresarial com o poder público e outros órgãos e instituições. 

O termo “compliance” é originário do inglês “to comply”, cujo significado se refere a se adequar, agir de acordo com uma regra. Equivale a estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. 

O presidente do Sinduscon-PA, Alex Dias Carvalho, considera fundamental que o setor assuma o protagonismo em torno dos debates, considerando que o País atravessa momento de grandes transformações, no qual estão sendo postas em xeque condutas inadequadas, fruto de um sistema falido, sustentado por relações maléficas às pessoas, entidades de classe e à sociedade em geral

Estão confirmados como palestrantes Leonardo Barreto, doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em comportamento eleitoral e instituições políticas; Gesner Oliveira, PhD em Economia pela Universidade da Califórnia/Berkeley, mestre em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp) e bacharel em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP); além de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção e do procurador regional da República Ubiratan Cazetta.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *