A Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizado do TRT8 divulgou o levantamento inédito que fez, ao longo de 2015, para identificar a realidade do trabalho infantil no Pará e, a partir disso, desenhar as estratégias de atuação e investimento de políticas públicas para a infância.
O estudo abrangeu 216.518 alunos, entre seis e dezesseis anos de idade, em 31 municípios paraenses, utilizando questionário junto aos alunos de escolas públicas municipais e estaduais, respondido sem a influência dos pais.
O levantamento foi coordenado pela desembargadora do Trabalho Zuíla Dutra, gestora nacional do programa e pela juíza do Trabalho Vanilza Malcher, gestora regional, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Ministério Público do Trabalho, Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, gestores de UREs e USEs, diretores e professores de escolas, Sesc e Proativa, além de prefeituras e magistrados. Trabalharam na tabulação dos dados alunos da Faculdade Maurício de Nassau que já colaboram como voluntários desde 2014 no Projeto Padrinho Cidadão e o Dieese.
O resultado será enviado aos municípios participantes e compartilhado com os diversos órgãos que atuam na promoção do desenvolvimento de políticas de proteção à criança e ao adolescente.