A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

O Atlas da Dívida dos Estados Brasileiros, lançado no Fórum Internacional Tributário pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, aponta que a dívida ativa das empresas com os entes federados soma estratosféricos R$ 896,2 bilhões, significando 13,18% do PIB…

Ao abrir oficialmente o Forma Alepa/Elepa, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, destacou a importância do trabalho que vem sendo executado pela Escola do Legislativo, treinando, qualificando e atualizando gestores, vereadores e servidores públicos, que dessa forma…

Em Itupiranga, força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Auditoria Fiscal do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgatou sete trabalhadores em condições análogas às de escravos, em duas fazendas no sudeste paraense, e prendeu…

Semob aplica multa cidadã

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) está com uma campanha educativa nas ruas que merece aplausos e multiplicação. Trata-se da multa cidadã, aplicada por arte-educadores especialmente capacitados para tal ação, que já vem produzindo um efeito muito positivo junto aos infratores. Os condutores flagrados em desrespeito às leis de trânsito não só reconhecem o erro como têm tido a coragem e a dignidade de revelar nas redes sociais que foram multados assim, falando do seu constrangimento e natural sentimento de culpa, e ainda por cima aliviados por terem a chance de se corrigir antes de desembolsar o alto valor financeiro atribuído à infração. Por outro lado, os agentes da Semob também elogiam quem está agindo de maneira correta, gerando a satisfação do cidadão pelo dever cumprido, que também tem sido comentado nos grupos e nas redes sociais. O mundo começa a ficar muito melhor desta forma, com menos pessoas fechando os cruzamentos, estacionando em fila dupla, em cima das faixas de pedestres ou fechando os acessos a cadeirantes e furando o sinal vermelho, por exemplo.

Os profissionais a serviço da Semob foram distribuídos em pontos considerados estratégicos na cidade, que são de visibilidade geral para quem circula em Belém, independente de seu ponto de origem e destino, a fim de orientar os motoristas e também os pedestres sobre como podem contribuir para um trânsito seguro e humano para todos os cidadãos, com educação e cortesia. Todo mundo costuma reclamar que a Semob só multa, não educa, mas esquece que qualquer condutor de veículo tem obrigação de conhecer as leis de trânsito e que a multa é, também, uma forma extrema de educar. Essa ação lembra a todos que, se cada um fizer a sua parte, o trânsito será melhor em Belém.  

Na próxima etapa, a Semob vai aproveitar as fotografias enviadas pelos cidadãos que denunciam as infrações de trânsito que presenciam. Localizará os infratores, que receberão em casa boletos de multa cidadã informando que poderiam ter sido penalizados pela conduta ilegal, e o valor financeiro que teriam que dispender com a multa, ponderando que está sendo oferecida a oportunidade de ser revisto esse comportamento e que, se não for adotada nova postura, condizente com o respeito à cidadania, a multa será aplicada em todo o seu rigor.

Passar da selvageria que invariavelmente resulta em mortes e mutilação para um trânsito civilizado, com respeito à vida, é uma questão de opção de cada um que transita nas vias públicas. Faça a sua parte. Cumpra a lei e ajude a resgatar a cidadania para todos, aderindo a esta campanha, que o blog apoia.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *