Vanete Oliveira, a jovem marajoara de 28 anos e mãe de cinco filhos que sofre há catorze anos com um tumor enorme em um dos olhos, que lhe cobre quase a metade da face, já está internada no Hospital Ophir…

Equipes da Divisão de Homicídios e da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos estavam monitorando há um mês o grupo criminoso que planejava roubar em torno de R$ 1 milhão no caixa eletrônico do Banpará localizado dentro do Hospital…

Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

Flipa abre amanhã em Belém

Amanhã Belém ganha a primeira edição da Flipa, Feira Literária do Pará. Trata-se de iniciativa espontânea de um grupo de escritores paraenses, que resolveu se organizar, criar a agitação cultural e abrir espaço para exposição e comercialização de suas obras, além de encontro com os leitores para conversas e debates. A ideia inicial foi de Salomão Laredo, que tem 39 obras publicadas entre contos, poemas e romances e já se instalou como uma espécie de “residente” na Livraria Fox, aproveitando ser esta a única a ter uma seção especificamente dedicada aos autores da terra e ponto de encontro do meio literário parauara, que de pronto apoiou a iniciativa, junto com a Editora Empíreo. 

Walcyr Monteiro, Aline Brandão, Amaury Dantas, Andrei Simões, Bella Pinto de Souza, Edgar Augusto Proença, Juraci Siqueira, Ronaldo Franco, Salomão Laredo e Edyr Augusto Proença estão à frente do evento. A intenção é dar visibilidade aos autores, relançar obras esgotadas, lançar novos escritores e homenagear grandes figuras já desaparecidas.  Foi criado o Prêmio Nobre de Literatura para o relançamento de obra esgotada e o primeiro premiado é Alfredo Oliveira, que terá seu livro “Belém, Belém”, relançado. Outro prêmio é o Fox de Literatura, para novos autores, no gênero Romance. 

O patrono da Flipa 2014 é o escritor Jacques Flores, que terá sua obra comentada por Deborah Miranda amanhã à tarde, na “Garapa Literária”, às 16h, que vale como atividade complementar aos estudantes de graduação universitária. Durante o evento, o aluno deve informar seus dados em uma lista e o comprovante será enviado por e-mailJacques Flores foi redator das revistas A Planície, Belém Nova, O Pará Ilustrado e A Semana. Colaborou em todos os jornais de Belém. Foi funcionário da Secretaria Estadual de Segurança Pública e chefe da Interpol de Belém. Publicou vários livros, entre os quais “Berimbau e Gaita”, “Cuia Pitinga” e “Panela de Barro”, além de inúmeras crônicas humorísticas. Pesquisou também a vida de Severa Romana, uma espécie de santa popular de Belém.

Edyr Augusto Proença concorre a um prêmio na Universidade de Lyon, na França, e está escrevendo mais um romance que espera lançar no ano que vem e que se desenrola entre Belém, Marajó e Caiena, tocando em assuntos nevrálgicos como ratos d’água e escravas brancas. O sonho é que a Flipa cresça e chegue ao interior do Pará. Para 2015, um novo grupo de escritores poderá se integrar a partir de debates, podendo, inclusive, repetir alguns desta edição. 

Serviço: A Flipa acontece neste sábado, na Livraria Fox, na travessa Dr. Moraes, 584, entre Av. Conselheiro Furtado e a rua dos Mundurucus, em Belém. A entrada é gratuita. Confiram a programação completa aquiOs escritores vão ficar à disposição do público desde as 9h da manhã até o fechamento da livraria, às 20h. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *