Nesta quinta-feira, dia 21, até o sábado, 23, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Pará oferece os cursos de qualificação e atualização do projeto Forma Alepa/Elepa Itinerante em Santarém, atendendo toda a região do Baixo Amazonas, abrangendo também…

Em reunião conjunta das Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (18) foi aprovado o projeto de lei nº 363/2021, que autoriza o Governo do Pará a contratar operação…

Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Sai lista tríplice para o MPE-PA

Os candidatos com os presidentes da Ampep e da comissão eleitoral
Samir Dahás e Manoel Murrieta entre os eleitores. Fotos: Ampep
O candidato Marcos Antônio Ferreira das Neves, com 189 votos, é o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao governador Simão Jatene na próxima terça-feira, 9, para escolha do Procurador Geral do Ministério Público do Estado do Pará para o biênio 2015-2017. Almerindo Cardoso Leitão ficou em segundo lugar, com 111 votos, e em terceiro Geraldo de Mendonça Rocha, com 64 votos. Em quarto, fora da lista, o candidato Ricardo Albuquerque, com 29 votos. Eram 17h quando o procurador de Justiça Cláudio Melo, presidente da comissão eleitoral, proclamou o resultado das eleições no Parquet. Dos 297 aptos a votar 268 votaram, 207 presenciais e 61 pelos Correios, representando 90% do colégio eleitoral. Houve ainda 1 voto em branco e um nulo. O governador Simão Jatene tem prazo de 15 dias para fazer a escolha do novo PGJ. A posse será em abril de 2015.

Esta é, muito provavelmente, a última vez em que será eleito um procurador de justiça para a chefia do MPE-PA. Isto por uma razão óbvia: agora a lei orgânica da instituição permite que promotores de justiça concorram ao cargo e no universo de votantes há 266 promotores de justiça – 105 de 3ª Entrância, 119 de 2ª Entrância e 42 de 1ª Entrância – e apenas 31 procuradores. Além do mais, já sobressaem lideranças que postulam a função: o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Gilberto Valente Martins, cujo mandato no CNJ acabará justamente na época da próxima candidatura; o ex-presidente da Associação do Ministério Público do Pará, promotor Samir Dahás, e o atual presidente da Ampep, Manoel Murrieta, dentre outros.  O ex-presidente da Ampep e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Mattar Jr., embora sondado e candidato natural, já manifestou que não tem interesse na disputa.

Também foram eleitos hoje cinco novos membros do Conselho Superior do Ministério Público: o procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado, com 154 votos; o procurador Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, com 132 votos; a procuradora Rosa Maria Rodrigues Carvalho, com 131; a procuradora Maria da Conceição de Mattos de Souza, com 104 votos; e o procurador Estevam Alves Sampaio Filho, com 81 votos. 

A comissão eleitoral é integrada pelos procuradores de Justiça Cláudio Bezerra de Melo (presidente) e Dulcelinda Lobato Pantoja (membro) e pelo promotor de Justiça João Gualberto dos Santos Silva (secretário). 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *