0
Os candidatos com os presidentes da Ampep e da comissão eleitoral
Samir Dahás e Manoel Murrieta entre os eleitores. Fotos: Ampep
O candidato Marcos Antônio Ferreira das Neves, com 189 votos, é o primeiro lugar na lista tríplice que será encaminhada ao governador Simão Jatene na próxima terça-feira, 9, para escolha do Procurador Geral do Ministério Público do Estado do Pará para o biênio 2015-2017. Almerindo Cardoso Leitão ficou em segundo lugar, com 111 votos, e em terceiro Geraldo de Mendonça Rocha, com 64 votos. Em quarto, fora da lista, o candidato Ricardo Albuquerque, com 29 votos. Eram 17h quando o procurador de Justiça Cláudio Melo, presidente da comissão eleitoral, proclamou o resultado das eleições no Parquet. Dos 297 aptos a votar 268 votaram, 207 presenciais e 61 pelos Correios, representando 90% do colégio eleitoral. Houve ainda 1 voto em branco e um nulo. O governador Simão Jatene tem prazo de 15 dias para fazer a escolha do novo PGJ. A posse será em abril de 2015.

Esta é, muito provavelmente, a última vez em que será eleito um procurador de justiça para a chefia do MPE-PA. Isto por uma razão óbvia: agora a lei orgânica da instituição permite que promotores de justiça concorram ao cargo e no universo de votantes há 266 promotores de justiça – 105 de 3ª Entrância, 119 de 2ª Entrância e 42 de 1ª Entrância – e apenas 31 procuradores. Além do mais, já sobressaem lideranças que postulam a função: o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Gilberto Valente Martins, cujo mandato no CNJ acabará justamente na época da próxima candidatura; o ex-presidente da Associação do Ministério Público do Pará, promotor Samir Dahás, e o atual presidente da Ampep, Manoel Murrieta, dentre outros.  O ex-presidente da Ampep e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, César Mattar Jr., embora sondado e candidato natural, já manifestou que não tem interesse na disputa.

Também foram eleitos hoje cinco novos membros do Conselho Superior do Ministério Público: o procurador de Justiça Nelson Pereira Medrado, com 154 votos; o procurador Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves, com 132 votos; a procuradora Rosa Maria Rodrigues Carvalho, com 131; a procuradora Maria da Conceição de Mattos de Souza, com 104 votos; e o procurador Estevam Alves Sampaio Filho, com 81 votos. 

A comissão eleitoral é integrada pelos procuradores de Justiça Cláudio Bezerra de Melo (presidente) e Dulcelinda Lobato Pantoja (membro) e pelo promotor de Justiça João Gualberto dos Santos Silva (secretário). 
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Ministro Fux nega liminar a Pé de Boto

Anterior

Fiepa premiou jornalistas

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *