“Prezada jornalista Franssinete Florenzano,
Ao contrário do que foi publicado em seu blog, Kátia Furtado, enquanto presidenta da AFBEPA, esteve presente na Plenária do candidato Jatene, PSDB, no Quem São Eles, para entregar a CARTA-COMPROMISSO EM DEFESA DO BANPARÁ E DA VALORIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO, o que foi solicitado para todos os candidatos e candidata ainda no primeiro turno e reiterado neste segundo turno das eleições. Kátia jamais esteve naquela plenária para anunciar sua adesão a qualquer candidatura.Como está postado em nosso blog, ainda no primeiro turno, a AFBEPA entregou a CARTA-COMPROMISSO aos candidatos Fernando Carneiro, PSOL, Cleber Rabelo, PSTU, e Domingos Juvenil, PMDB. Neste segundo turno das eleições, solicitamos novamente agenda para entrega do documento aos dois candidatos. Até o presente momento, apenas o candidato Jatene recebeu e assinou a CARTA-COMPROMISSO. No último sábado, 09/10, tivemos a oportunidade de solicitar diretamente ao coordenador de campanha da candidata Ana Júlia, o sr. João Batista, a agenda para fazer a entrega do documento. Ainda no primeiro turno já havíamos solicitado essa agenda ao Sr. Betinho, também da coordenação da campanha Ana Júlia, sem retorno algum.
Lamentamos que você, que sempre teve acesso ao nosso e-mail e blog, tenha publicado tal notícia sem antes checar a veracidade da informação. Kátia Furtado, enquanto pessoa pode optar por qualquer candidato ou pode votar nulo, enfim, o voto é secreto. Mas Kátia Furtado enquanto Presidenta da AFBEPA estava naquela plenária a convite da coordenação da campanha do candidato Simão Jatene cumprindo um papel de defesa do banco e do funcionalismo, para entregar um documento, o que foi alcançado com êxito, e não para aderir à qualquer candidatura. Da mesma forma continuamos aguardando que a candidata Ana Júlia, a única que ainda não recebeu a CARTA-COMPROMISSO, a receba, o mais brevemente possível.Pedimos que você publique, na íntegra, a postagem do blog da AFBEPA onde, inclusive, colocamos as fotos que mostram os demais candidatos recebendo o documento e que publique também esta resposta.Já tivemos a oportunidade de observar a postagem no site do candidato Simão Jatene e a mesma está sendo corrigida. Kátia Furtado pediu, sim, apoio ao Banpará caso o candidato seja eleito, assim como pedirá à candidata Ana Júlia, assim que for possível.Atenciosamente,A direção da AFBEPA.”
RESPOSTA DO BLOG:
Lamento que a nota enviada por e-mail destoe completamente do que me foi dito pela assessora de imprensa de Kátia Furtado/AFBEPA, há poucos minutos, no meu celular.
Percebo, com tristeza, que a ética passa ao largo das disputas eleitorais/sindicais.
Fiquei espantada ao ver este e-mail depois de tudo o que ouvi da assessora de imprensa da Associação, Ghyslaine, que me ligou falando em nome da presidente da AFBEPA. Mesmo assim, resolvi publicá-lo, a fim de compartilhar com os leitores um pouco da torpeza dos bastidores políticos.
Disse-me que Heloísa Mota e Auxiliadora, secretária particular de Jatene (funcionária do Ministério Público do Estado, não se sabe como cedida a pessoa física) e Arnaldo Jordy, deputado federal eleito, tinham intermediado a entrega de uma carta-compromisso já entregue a Cléber Rabelo, Fernando Carneiro e Domingos Juvenil no primeiro turno, e que usaram indevidamente a imagem e a presença da presidente da AFBEPA na plenária de Simão Jatene, postando fotos e declarações aspeadas no site do candidato como se fosse de adesão, quando sua presença só se devia a uma formalidade associativa.
Mais: a assessora de imprensa de Kátia Furtado disse-me que a presidente da AFBEPA já falara com os intermediadores para que retirassem do blog as fotos e informações sobre a adesão, posto que falsas, e que Kátia Furtado é filiada ao PT, e que inclusive teria decidido anular seu voto nestas eleições.
Informei que apenas pincei do site do PSDB uma das fotos e nem postei a declaração aspeada de apoio – e isto é público e notório -, em que a presidente das AFBEPA parecia falar pelos associados, já que não houve assembleia com tal propósito e, portanto, sua adesão seria individual, com o que a assessora de imprensa concordou e pediu um encontro pessoal para conhecer a presidente e vice da AFBEPA, que afirmou me admirarem.
Quero, por fim, mas não menos importante, manifestar meu repúdio a toda e qualquer tentativa de manipular o meu blog que, de boa fé, como cliente do Banpará, torce para que as negociações cheguem a bom termo, com o fim da greve e o ganhos merecidos pela categoria, que sempre manteve postura cidadã, comprometida com a informação correta, e que jamais se prestará a ser usado por quem quer que seja, principalmente em detrimento de trabalhadores honestos, que reivindicam direitos e não podem ser utilizados como massa de manobra para atingir objetivos pessoais em detrimento do coletivo.