0
A Paratur premia, amanhã, os vencedores do concurso de ornamentação de embarcações da romaria fluvial do Círio.
Vão ser premiados três barcos regionais 
na categoria A e quatro na categoria B (outras embarcações). Este ano, a Paratur convidou novos jurados para a escolha das embarcações mais animadas, melhor decoradas, que concluíram todo o trajeto da romaria e estavam de acordo com as regras de segurança da navegação determinadas pela Capitania dos Portos e Hidrovias da Amazônia Oriental (Cpaor), parceira da Paratur na realização. 

O júri é integrado pela jornalista carioca Soraya Moreno, diretora de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro; o fotógrafo paraense Ray Nonato, membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet); Maria Célia Jacob, pós-graduada em Teoria Literária e em Literatura Infanto Juvenil pela PUC de Minas Gerais; o consultor em turismo e hotelaria Haroldo Verbicaro Tuma, mestre em consultoria e gestão do ecoturismo pela Universidad de León, Espanha; e Edila Porto de Oliveira, cerimonialista, professora e coordenadora do bacharelado em Moda da Universidade da Amazônia. 

A romaria fluvial foi criada em 1986 pelo então presidente da Paratur, jornalista e escritor Carlos Roque, e há 29 anos o concurso e outras atividades tornam o evento um dos mais importantes na programação oficial do Círio. 

Durante a cerimônia de premiação, às 10 horas da manhã, no mezanino do Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro), a Paratur também vai conceder certificado de participação aos estudantes de Turismo da Faculdade Pan Amazônica (Fapan) que aderiram ao Programa Voluntários do Círio e participaram do receptivo turístico do Círio 2014, realizado pela Paratur entre os dias 7 e 13 de outubro, no aeroporto de Belém, terminal rodoviário, terminal hidroviário e sede da Paratur.
Na Capela São José, está aberta ao público a exposição Natureza, Cultura e Fé: a Grandiosidade do Círio de Nazaré, através da qual a Paratur e a Secretaria de Estado de Turismo do Pará narram a história do Círio, das romarias, do receptivo turístico, do Auto do Círio, do almoço do Círio, das tradições e manifestações de fé, entre outros aspectos da quadra nazarena.
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

DOE de sexta convocará concursados

Anterior

MPF e MPE mobilizam contra ebola

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *