0

O Secretário Adjunto de Gestão de Políticas de Saúde no Pará, Sipriano Ferraz, está em São Paulo para a conclusão do seu MBA no Hospital Albert Einstein e encarregou seu chefe de gabinete, Matheus Santos, de entregar em seu nome a camisa do Clube do Remo personalizada para a ministra Nísia Trindade Lima, a primeira mulher Ministra da Saúde e também a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz.
Ela veio para a inauguração do novo Pronto Socorro de Belém, construído pelo governo do Estado.

Nísia é doutora em Sociologia, mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais.

Dona de currículo brilhante, a trajetória de Nísia Trindade Lima como gestora e intelectual está baseada na promoção do valor social da ciência e em ações que aproximem a ciência da sociedade.

Participou da elaboração do Museu da Vida, premiado museu de ciência da Fiocruz, onde atuou na implementação da Rede SciELO Livros, coordenou as Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia e implantou políticas de acesso aberto, a fim de tornar disponível toda a produção científica da instituição.

Nísia é uma mulher gigante moral e intelectualmente. Sua obra é referência na área de pensamento social brasileiro, história das ciências e saúde pública. Lecionou e orientou gerações. É autora de dezenas de artigos, livros e capítulos com reflexões sobre os dilemas da sociedade nacional, sobretudo as cisões entre os Brasis urbano e rural, moderno e atrasado.

Bem-vinda, Dra. Nísia!

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, membro da Academia Paraense de Jornalismo, da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

XIV Encontro de História da ANPUH-PA

Anterior

Fluviazul (Crônica)

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *