0


Em solenidade conjunta com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, a diretoria da Academia Paraense de Letras tomou posse, reeleita, tendo à frente o engenheiro e arquiteto Alcyr Meira, na vice-presidência o jornalista e professor João Carlos Pereira, presidente do Conselho Estadual de Cultura, e na Primeira Secretaria a escritora Edy-Lamar de Oliveira. APL e IHGP completaram 116 anos no mesmo dia, 3 de maio, quando foram fundados por Domingos Raiol, o Barão de Guajará, e o então presidente da Província do Grão-Pará, Paes de Carvalho. 

Profa. Dra. Anaíza Vergolino e Leôncio Siqueira

A professora doutora Anaíza Vergolino, presidente do IHGP, e todos os membros do Silogeu, à unanimidade, concederam dois títulos de sócias honorárias, à presidente da Fumbel, Heliana Jatene, e a mim. Também foram nomeados sócios correspondentes. João Carlos Pereira foi o mestre de cerimônia da noite, muito prestigiada, e a arquiteta Jussara Derenji e Alcyr Meira foram os oradores oficiais, pelo IHGP e APL, respectivamente. 

Com o comandante do IV Distrito Naval
Com o desembargador Vicente Fonseca, Dulce Rosa e Célio Simões
Com Eudiracy e Eloísa Silva

Com o deputado Márcio Miranda

Estavam presentes, entre outras autoridades e personalidades do mundo cultural, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (que empossou a diretoria da APL), o secretário de Estado Alex Fiúza de Mello, o comandante do IV Distrito Naval, vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, o presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas, Eudiracy Silva, o desembargador do Trabalho Vicente Malheiros da Fonseca,  o presidente da Academia de Letras de Óbidos, Célio Simões (autores do Hino do IHGP, oficializado na ocasião), e a presidente da Associação Cidade Velha – Cidade Viva, Dulce Rosa Rocque.

Com o presidente da APL, Alcyr Meira
Com o vice-presidente da APL, João Carlos Pereira
Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Praia do Pesqueiro, em Soure, arquipélago do Marajó

Anterior

Minha terra

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *