Começou hoje (27) às 8h e segue até às 17h a votação nas prévias do PSDB para escolher seu candidato à Presidência da República. O resultado, se tudo correr bem, deve ser anunciado às 20h. O partido passou a semana…

Em uma aula prática da Faculdade de Medicina da Unifamaz, ontem, o professor Marcus Vinícius Henriques de Brito, visivelmente impaciente com a aluna que deveria demonstrar intubação em um boneco, questionou a falta de lubrificação prévia do paciente, ao que…

Na quarta-feira passada, dia 24, a audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, em Brasília, era para discutir a gravíssima situação na Terra Indígena Yanomami, mas o clima de enfrentamento entre bolsonaristas e lulistas inviabilizou…

O prefeito Edmilson Rodrigues anunciou que Belém tem condições de fazer o Carnaval 2022, após reunião hoje (25) à tarde com representantes das escolas de samba e blocos carnavalescos. Ele acredita que com mais de 80% de pessoas vacinadas contra…

Posse na Academia e 116 anos da APL e IHGP


Em solenidade conjunta com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará, a diretoria da Academia Paraense de Letras tomou posse, reeleita, tendo à frente o engenheiro e arquiteto Alcyr Meira, na vice-presidência o jornalista e professor João Carlos Pereira, presidente do Conselho Estadual de Cultura, e na Primeira Secretaria a escritora Edy-Lamar de Oliveira. APL e IHGP completaram 116 anos no mesmo dia, 3 de maio, quando foram fundados por Domingos Raiol, o Barão de Guajará, e o então presidente da Província do Grão-Pará, Paes de Carvalho. 

Profa. Dra. Anaíza Vergolino e Leôncio Siqueira

A professora doutora Anaíza Vergolino, presidente do IHGP, e todos os membros do Silogeu, à unanimidade, concederam dois títulos de sócias honorárias, à presidente da Fumbel, Heliana Jatene, e a mim. Também foram nomeados sócios correspondentes. João Carlos Pereira foi o mestre de cerimônia da noite, muito prestigiada, e a arquiteta Jussara Derenji e Alcyr Meira foram os oradores oficiais, pelo IHGP e APL, respectivamente. 

Com o comandante do IV Distrito Naval
Com o desembargador Vicente Fonseca, Dulce Rosa e Célio Simões
Com Eudiracy e Eloísa Silva

Com o deputado Márcio Miranda

Estavam presentes, entre outras autoridades e personalidades do mundo cultural, o presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (que empossou a diretoria da APL), o secretário de Estado Alex Fiúza de Mello, o comandante do IV Distrito Naval, vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, o presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas, Eudiracy Silva, o desembargador do Trabalho Vicente Malheiros da Fonseca,  o presidente da Academia de Letras de Óbidos, Célio Simões (autores do Hino do IHGP, oficializado na ocasião), e a presidente da Associação Cidade Velha – Cidade Viva, Dulce Rosa Rocque.

Com o presidente da APL, Alcyr Meira
Com o vice-presidente da APL, João Carlos Pereira

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *