0

Nesta quinta-feira, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, assumirá a cadeira nº 6 da Academia Paraense de Letras, cujo patrono é Bezerra de Albuquerque, e que anteriormente foi ocupada pela escritora Lucy Gorayeb Mourão e pelo pai do novo imortal, Leonam Gondim da Cruz. Fundada em 3 de maio de 1.900, a APL é a terceira mais antiga do Brasil, depois da Academia Cearense e da Academia Brasileira de Letras. Durante a posse, em sessão solene no Plenário Antônio Koury, na sede do TRE-PA, às 18h, será lançado o livro de poemas Lira Grega que, segundo o autor, traz muito “lirismo, natureza e poesia”.

Leonam Gondim é autor dos livros de contos infantis Luce e o PassarinhoO Grilozinho; e O Sapo Irineu, publicados em 2020, que concorrem ao Prêmio Jabuti, mais alta premiação da literatura brasileira. Também no ano passado o desembargador publicou o livro de poemas Sons do Coração. Ainda para 2021, estão previstos os lançamentos do livro infantil O Verdadeiro Nome do Bem-te-Vi e da coletânea As cores da borboleta; O Araponga; e O Curió. Mais 12 livros infantis já estão escritos, com previsão de lançamento para 2021 e 2022.

Palestrante e articulista, Leonam Gondim da Cruz Jr. também é membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Doutor em Direito Constitucional, antes da magistratura atuou como advogado nos ramos do Direito Constitucional, Administrativo, Previdenciário, Civil, Consumidor, Agrário e Criminal; e é um dos autores do Código de Ética de Enfermagem.

Franssinete Florenzano
Jornalista e advogada, presidente da Academia Paraense de Jornalismo, membro da Academia Paraense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós, editora geral do portal Uruá-Tapera e consultora da Alepa. Filiada ao Sinjor Pará, à Fenaj e à Fij.

Por que assistir jogos no YouTube pode ser uma má ideia?

Anterior

Pioneiro da Aviação ganhará homenagem

Próximo

Vocë pode gostar

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *