Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Planetário da UEPA vai mostrar eclipse

Na virada da noite deste domingo (15) para a madrugada da segunda-feira (16), haverá um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. No momento em que a Lua passar pela sombra da Terra o eclipse será total. Parceria entre o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará e o Clube de Astronomia do Pará proporcionará a observação do fenômeno, a partir das 21h30 até às 03h.

Por conta do plano orbital da Lua ser inclinado em 5 graus em relação ao plano da eclíptica, as temporadas de eclipses ocorrem a cada 173 dias, porém não exatamente a cada meio ano. Reginaldo Corrêa, técnico em física do Centro de Ciências da UEPA, explica que em cada temporada acontecem até três eclipses, em um ano no mínimo dois e no máximo sete: cinco eclipses solares e dois lunares ou quatro solares e três lunares.

A duração máxima de um eclipse total solar, nas circunstâncias mais apropriadas, não é superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. Já a duração máxima de um eclipse lunar total é de, aproximadamente, 1h40min. “O eclipse que ocorrerá de domingo para segunda terá duração de, aproximadamente, 1h26min na sua fase de totalidade”, afirma o pesquisador.

Com inscrições gratuitas, todas as vagas ofertadas para os interessados em acompanhar o evento no Planetário já foram preenchidas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *