0

Na virada da noite deste domingo (15) para a madrugada da segunda-feira (16), haverá um alinhamento entre Sol, Terra e Lua. No momento em que a Lua passar pela sombra da Terra o eclipse será total. Parceria entre o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará e o Clube de Astronomia do Pará proporcionará a observação do fenômeno, a partir das 21h30 até às 03h.

Por conta do plano orbital da Lua ser inclinado em 5 graus em relação ao plano da eclíptica, as temporadas de eclipses ocorrem a cada 173 dias, porém não exatamente a cada meio ano. Reginaldo Corrêa, técnico em física do Centro de Ciências da UEPA, explica que em cada temporada acontecem até três eclipses, em um ano no mínimo dois e no máximo sete: cinco eclipses solares e dois lunares ou quatro solares e três lunares.

A duração máxima de um eclipse total solar, nas circunstâncias mais apropriadas, não é superior a 7 minutos e 58 segundos em um lugar central. Já a duração máxima de um eclipse lunar total é de, aproximadamente, 1h40min. “O eclipse que ocorrerá de domingo para segunda terá duração de, aproximadamente, 1h26min na sua fase de totalidade”, afirma o pesquisador.

Com inscrições gratuitas, todas as vagas ofertadas para os interessados em acompanhar o evento no Planetário já foram preenchidas.

Sra. Hemingway

Anterior

Os museus no poder e o poder dos museus

Próximo

Vocë pode gostar

Mais de Notícias

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *