Governador do Pará e presidente do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, Helder Barbalho está com agenda intensa em Brasília, e em reunião com Lula nesta sexta-feira (27) apresentou documento proposto pelo CAL. Para o desenvolvimento regional do bioma amazônico,…

O Papa Francisco nomeou o atual bispo da prelazia de Marajó (PA), Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima (RR), que estava sem titular há um ano, desde a transferência de Dom Mário Antônio da Silva para a arquidiocese de…

Utilizar o futebol como ferramenta de transformação social para crianças e adolescentes de todo o Pará é o objetivo do projeto "Futebol Formando Cidadão", que será lançado neste domingo (29) no oeste paraense. A iniciativa é do Tapajós Futebol Clube,…

No próximo sábado, 28, é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Esta semana, foram divulgados dados da Secretaria de Inspeção do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) referente a 2022, quando foram resgatados 2.575 trabalhadores em condições análogas…

Os museus no poder e o poder dos museus

A vigésima Semana Nacional de Museus traz o tema “Os museus no poder, o poder dos museus”, que está presente em suas ações de pesquisa, preservação, conservação, educação, comunicação, ação cultural, gestão, inovação tecnológica, cumprimento de suas funções sociais e criação de repertórios para o futuro.

Em Belém, o Palacete Bolonha e o Museu de Arte de Belém (Mabe) conceberam e vão executar intensa programação no Palacete Bolonha. O belo prédio histórico localizado no coração da cidade será palco de palestras, recitais, oficinas e rodas de conversa.

Hoje, 17, às 16h, a professora Marcela Cabralit (museóloga e professora do Bacharelado em Museologia da UFPA) vai proferir a palestra “Os museus no poder, o poder dos museus”. Espaços historicamente ligados a projetos de prestígio e poder, dos gabinetes de curiosidades dos séculos XV e XVI até os grandes museus coloniais do século XIX e início do século XX, estas instituições desempenharam papel crucial na consolidação dos estados-nação, a partir de narrativas totalizantes que privilegiavam a representatividade de pequenos grupos políticos em detrimento ao apagamento compulsório de outros extratos da sociedade, um estatuto que somente em meados do século XX passou a ser contestado.

Amanhã, 18, no memso horário, haverá a Roda de conversa “Pensando Museologia Social a partir da Amazônia: o caso do Memorial da Vila da Barca”, que terá como convidado Kelvyn Gomes (professor, historiador e coordenador do Projeto Memorial da Vila da Barca) e mediador Emanoel de Oliveira Júnior, (diretor do Museu de Arte de Belém – MABE/Fumbel.

Na quinta, 19, sempre às 16h, será a vez do Café Literário, com os livros José Sidrim – Os sinos do ecletismo em Belém do Pará; e Paisagens urbanas: fotografia e modernidade em Belém do Pará (1846-1908), das autoras Rosa Cláudia Cerqueira Pereira e Ana Lea Nassar Matos.

A museóloga Rosa Arraes, diretora do Museu Casa Francisco Bolonha, observa que a Museologia Social propõe uma visão global sobre o Patrimônio Cultural. “Nela o protagonismo antes reservado a museus e suas coleções é deslocado em favor de uma atuação efetiva de sujeitos e seus territórios, proposição desenhada com maior nitidez a partir da Mesa de Santiago do Chile, de 1972. No ano do seu cinquentenário, avaliar o impacto produzido por tal deslocamento, nesse caso a partir da Amazônia, amplia a possibilidade de que novos atores sigam atuantes dentro deste cenário”, acentua.

Às 18h, haverá recital do Duo de Flauta e Violão (Fundação Carlos Gomes) com os músicos João Pedro Pagliosa e Maurício Gomes. E na sexta-feira, 20 de maio, das 9h às 12h e das15h às 18h, Encontro com Educadores de Arte, tendo como facilitadora a professora doutora Rosa Arraes.

Já no sábado, dia 21, às 8h, será cumprida a Rota dos Palacetes, um passeio cultural com concentração e saída do Palacete Mac Dowell (Av. Magalhães Barata, 53, próximo à Trav. 14 de Março), com chegada no Palacete Bolonha, onde haverá visitação e feira de cultura.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *