Não houve o célebre círio fluvial de Oriximiná no rio Trombetas este ano, por causa da pandemia, mas a imagem de Santo Antônio flanou pelas águas, levada pela comunidade de várzea do Rio Cachoeiry, que celebrou o verão depois da…

Aprender mais sobre as boas práticas Lixo Zero e como aplicá-las no dia a dia, repensando hábitos de consumo e inspirando a população a enxergar os seus resíduos com dignidade é o que propõe a programação que acontecerá entre os…

Aprovado à unanimidade pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 245/2021, de autoria do Poder Executivo, dispondo sobre a denominação do Arquivo Público do Estado do Pará, em homenagem ao jurista e professor paraense Zeno Augusto de Bastos Veloso,…

Ontem duas famílias viveram momentos de terror, vítimas de assalto à mão armada por volta das 13 horas, durante passeio no Parque do Utinga, um dos lugares mais lindos de Belém e importante equipamento turístico parauara. Trata-se do oitavo roubo…

Operação Sorriso faz cirurgias gratuitas em Santarém

Nesta primeira semana de setembro, 70 cirurgias corretivas de fissuras labiopalatinas gratuitas serão realizadas em pacientes de todas as idades residentes em Santarém e cidades próximas, durante a Operação Sorriso.

Este ano há uma novidade importante: o primeiro passo para a criação de um espaço de Atendimento Continuado ao Fissurado, que oferecerá tratamento odontológico e fonoaudiológico aos pacientes operados.
Uma sala exclusiva na Casa da Criança vai proporcionar o cuidado necessário aos pacientes fissurados. Os equipamentos já foram comprados e agora falta apenas concluir a reforma do espaço. A Ong também realiza na cidade cirurgias e atendimentos fora do calendário dos programas humanitários.
Para participar da edição de 2016, basta comparecer ao local levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (para menores de idade), e exames de sangue recentes (realizados há seis meses ou menos), caso os tenha. 

No dia 14 de setembro, todos os pacientes operados retornam para uma avaliação pós-operatória.
Pacientes e mais um familiar que residam fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo a essas pessoas. 

Recentemente, a Ong testou novo modelo de programa operatório mais curto, e que será implantado com maior frequência para atender pacientes que não conseguem realizar as cirurgias na época do programa humanitário. Os não contemplados são devidamente avaliados e cadastrados para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso. Também há um protocolo de que toda criança nascida em Santarém é direcionada ao médico voluntário Jocivan Pedroso, para atendimento e informações aos pais. Ele as acompanha até a idade correta para a cirurgia, facilitando as etapas. Em 2017, a cada dois meses estão previstas “mini missões”, a fim de operar cerca de 20 crianças por vez. 

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial, o Projeto Genoma e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica  são parceiros da organização.  

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas portadoras de deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em quase 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças.
No Brasil, as ações começaram em 1997 e já foram feitos mais de 91 mil exames e avaliações especializadas e mais de 4,7 mil cirurgias em treze estados brasileiros. Tudo gratuitamente, devolvendo a dignidade, funcionalidade e autoestima a milhares de pacientes. 

Voluntários receberão doações de alimentos não-perecíveis e itens de higiene pessoal que serão entregues aos pacientes que ficarão no abrigo. Os donativos podem ser entregues no CR Supermercados (Tv. Turiano Meira, 2.565 – Bairro Interventória).
Quem quiser ajudar também pode fazer doações em dinheiro (que facilita as compras em grande quantidade). Basta acessar este link.   Doações para a Operação Sorriso podem ser feitas direto em conta:
Associação Operação Sorriso do Brasil
CNPJ: 08.691.563/001-85
Banco Itaú – 341
Ag: 8729
C/C: 23082-4. Os depósitos devem ser informados através do e-mail: contato@operationsmile.org. Os relatórios financeiros estão disponíveis no site. As empresas também podem apoiar a Operação Sorriso com recursos humanos ou através de parcerias corporativas. 

SERVIÇO:
Programa humanitário da Operação Sorriso em Santarém(PA). Data de seleção dos pacientes: 05 de setembro de 2016. Horário: a partir das 8h. Local: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860 — Bairro Santa Clara)
Informações: (93) 99184-0241. Data das cirurgias: 06 a 09 de setembro de 2016. Local: Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara).

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *