A 27ª Unidade de Conservação do Estado do Pará abrange os municípios de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste paraense. O Decreto nº 1.944/2021 foi assinado pelo governador Helder Barbalho na quinta-feira, 21, e publicado ontem (22) no Diário Oficial…

O Atlas da Dívida dos Estados Brasileiros, lançado no Fórum Internacional Tributário pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, aponta que a dívida ativa das empresas com os entes federados soma estratosféricos R$ 896,2 bilhões, significando 13,18% do PIB…

Ao abrir oficialmente o Forma Alepa/Elepa, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão, destacou a importância do trabalho que vem sendo executado pela Escola do Legislativo, treinando, qualificando e atualizando gestores, vereadores e servidores públicos, que dessa forma…

Em Itupiranga, força-tarefa do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, Auditoria Fiscal do Trabalho, Defensoria Pública da União e Polícia Federal resgatou sete trabalhadores em condições análogas às de escravos, em duas fazendas no sudeste paraense, e prendeu…

O reconhecimento do protagonismo

Merece ser destacado o fato de o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) ser o único parauara no grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na lista do Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar), pelo segundo ano consecutivo no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”.  Em seu primeiro mandato, Puty já presidiu a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, foi relator do projeto de revisão do Simples Nacional e, atualmente, é vice-líder do governo no Congresso. 

O Diap salienta que Puty se destaca pela qualidade intelectual e capacidade de formular propostas: “São atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.” Puty foi avaliado como “formulador”, que, segundo o Diap, são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. “São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera“, explica o levantamento. 

É isso que a sociedade espera dos mandatos: o bom trabalho, uso de conhecimentos técnicos em defesa do Estado e da população. Ninguém quer saber de baixaria e de nhem-nhem-nhem.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *