Vanete Oliveira, 28 anos, mãe de cinco filhos, vive em Portel, município do arquipélago do Marajó(PA). Ela sofre há catorze anos dores atrozes além do desconforto, trauma e todo tipo de dor física e psicológica, por conta de um tumor…

As Diretorias de Combate à Corrupção e de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará prenderam hoje (28), no Distrito Federal, durante a Operação "Litania”, uma falsa empresária e sócios-proprietários que utilizavam empresa de fachada como instituição financeira para…

A Secretaria de Estado da Fazenda do Pará publicou extrato de dispensa de licitação para contratar a Prodepa, por R$800.427,88, a fim de desenvolver novo site da Transparência do Governo do Pará, com criação de nova arquitetura de informação, navegação…

Andar de motocicleta proporciona histórias, experiências e adrenalina. Motos oferecem facilidade de locomoção rápida e de conseguir estacionamento. Mas a liberdade é, sem dúvida, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. Este é…

O reconhecimento do protagonismo

Merece ser destacado o fato de o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) ser o único parauara no grupo dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na lista do Diap (Departamento Sindical de Assessoria Parlamentar), pelo segundo ano consecutivo no ranking anual “Os cabeças do Congresso Nacional”.  Em seu primeiro mandato, Puty já presidiu a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, foi relator do projeto de revisão do Simples Nacional e, atualmente, é vice-líder do governo no Congresso. 

O Diap salienta que Puty se destaca pela qualidade intelectual e capacidade de formular propostas: “São atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.” Puty foi avaliado como “formulador”, que, segundo o Diap, são os parlamentares que se dedicam à elaboração de textos com propostas para deliberação. “São, certamente, os parlamentares mais produtivos, embora tenham menos visibilidade que os debatedores. O saber, a qualidade intelectual e a especialização, embora não sejam exclusivos, são atributos indispensáveis aos formuladores. Enfim, são eles que concebem e escrevem o que o Poder Legislativo debate e delibera“, explica o levantamento. 

É isso que a sociedade espera dos mandatos: o bom trabalho, uso de conhecimentos técnicos em defesa do Estado e da população. Ninguém quer saber de baixaria e de nhem-nhem-nhem.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *