Na terça-feira da semana passada (19), quando estava em votação no plenário da Assembleia Legislativa projeto de Indicação de autoria da deputada Professora Nilse Pinheiro transformando o Conselho Estadual de Educação em autarquia, detentora de autonomia deliberativa, financeira e administrativa,…

A desgraça sempre chega a galope, mas tudo o que é bom se arrasta indefinidamente no Brasil, o país dos contrastes e contradições, rico por natureza, com poucos bilionários e povo abaixo da linha da pobreza. Parece inacreditável, mas tramita…

O prefeito de Oriximiná, Delegado Willian Fonseca, foi reconduzido ao cargo pelo juiz titular da Vara Única daComarca local, Wallace Carneiro de Sousa, e literalmente voltou a tomar posse nos braços do povo. Era por volta do meio-dia, hoje (26),…

A equipe multidisciplinar do centro obstétrico da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém (PA), vivenciou uma experiência rara e emocionante: o parto empelicado. Imaginem um bebê nascendo dentro da placenta intacta, com os movimentos visíveis, praticamente ainda…

O homem e a natureza no Utinga


Bom dia, amigos, domingo lindo e feliz para todos nós! A foto do Parque do Utinga publicada ontem ensejou várias perguntas de leitores. Então anotem:  O lugar fica nos limites entre Belém e Ananindeua. A área, equivalente a 1.340 campos de futebol, é um recorte da mata nativa que dominava o cenário onde nasceu Belém e agora é cercada pela cidade aos 401 anos. Em meio aos lagos Bolonha e Água Preta, a biodiversidade exuberante se revela na floresta com cheiro de terra molhada, macacos nos galhos de árvores frondosas, répteis cruzando os caminhos, pássaros e flores celebrando a coexistência do homem com a natureza. 

Qualquer pessoa pode ir lá e meditar, se exercitar ou apenas contemplar a reserva ecológica. Há trilhas, paredões de rapel, e espaço para pedalar.

Com o investimento de cerca de R$ 36 milhões que está em curso, o Parque do Utinga está sendo preparado para receber visitantes sem risco de danos ambientais. Passará a ter um circuito de quatro quilômetros de pistas, caminhadas e passeios de bicicletas, patins e skates, além de estacionamento de 500 lugares para veículos e um centro de recepção aos visitantes, equipado com auditório para 50 lugares e café. Tudo deve ficar pronto ao final deste primeiro trimestre de 2017. 

Serviço: as trilhas no Parque do Utinga podem ser feitas pelo período da manhã e da tarde, por grupos privados (com cobrança de taxa) e públicos, mediante agendamento e obediência aos critérios de segurança. Grupos privados devem solicitar a condução pelo endereço trilhasecaminhadas.peut@gmail.com, a partir do envio do formulário – respondido – disponibilizado no site do Ideflor-bio. Grupos públicos devem enviar o formulário respondido para o endereço bpaseapmpa@gmail.com.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *