Hoje a Assembleia Legislativa do Pará retomou seus trabalhos no segundo período legislativo do terceiro ano da da 19ª Legislatura, de forma totalmente presencial, apesar da reforma do prédio sede do Palácio Cabanagem e do próprio plenário Newton Miranda. Após…

Em visita oficial, a Academia Paraense de Jornalismo e a Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico do Instituto Histórico e Geográfico do Pará pediu ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o veto à alteração dos nomes da Rua da Municipalidade…

O IV Distrito Naval da Marinha do Brasil, em parceria com o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Praticagem da Barra do Pará, Sociedade Amigos da Marinha Pará, Secretarias de Saúde de Barcarena e do Estado do Pará, Tribunal…

Guy Veloso, filho do saudoso jurista, notário e político Zeno Veloso, plantou em sua memória um pé de baobá na Universidade Federal do Pará, onde o ilustre parauara se destacou como professor de direito civil e direito constitucional, formando gerações…

MPE-PA elege novo corregedor-geral

O procurador de Justiça Adélio Mendes dos Santos foi reeleito, com 18 votos, hoje à tarde, corregedor-geral do Ministério para o biênio 2015-2016. O procurador de justiça Estevam Alves Sampaio Filho, seu concorrente, obteve 12 votos. Houve 1 voto em branco. Por unanimidade, foram escolhidas para os cargos de 1ª e 2ª Subcorregedoras-Gerais, respectivamente, as procuradoras de Justiça Maria da Conceição Gomes de Souza e Tereza Cristina Barata Baptista de Lima. A sessão foi presidida pelo procurador-geral de Justiça, em exercício, Manoel Santino Nascimento Jr., e o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Pará (Ampep), promotor Manoel Victor Sereni Murrieta, integrou a mesa oficial. Votaram os 31 integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça. 

Adélio Mendes tem como metas a cumprir fazer inspeção ou correição em 8% das comarcas de 1ª entrância, em oito municípios. E em dois municípios de 2ª entrância, Moju e Curionópolis. Depois fará correição em Belém, em todas as Promotorias de Justiça, e no futuro pretende fazer a correição online, o que já é possível no Conselho Nacional de Justiça. 

Adélio Mendes dos Santos iniciou a carreira no MPE-PA em dezembro de 1983 como promotor de justiça no município de Limoeiro do Ajuru e atuou em Cametá, Mocajuba, Peixe Boi, Nova Timboteua, Santarém, Abaetetuba e Ananindeua. Em 1991, passou à terceira entrância, em Belém. Atuou também no grupo especial de trabalho sobre os assassinatos no campo (GETAC) em Santarém, nas promotorias de execução penal e criminal da capital e na assessoria da corregedoria geral e da procuradoria-geral de justiça do MPE-PA. Em 1998 se tornou procurador de justiça, nos biênios de 2007-2008 e 2009-2010 foi subcorregedor geral e em dezembro de 2012 se elegeu corregedor-geral para 2013-2014.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on vk
Share on tumblr
Share on pocket
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *